Grávida com morte cerebral dá à luz gêmeos após 123 dias internada

Uma jovem de 21 anos deu à luz gêmeos, mesmo depois de ficar internada por 123 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Frankielen Zampoli morreu na madrugada desta quarta-feira (22). Ela teve morte cerebral decretada após um acidente vascular cerebral (AVC) em outubro do ano passado. Após o nascimento das crianças com 27 semanas, a família autorizou a doação de órgãos. A cirurgia foi na madrugada desta quarta (22).
Moradora de Contenda, na Grande Curitiba, Frankielen também deixa uma filha de 2 anos. Nas redes sociais, amigos e familiares exaltam o “milagre” que permitiu o nascimento das crianças e lamentam a morte da garota. O caso é considerado raro e seria o único no mundo com gravidez gemelar (de gêmeos) de mãe com morte encefálica em que as crianças nasceram com saúde.
Até hoje, o tempo máximo de uma grávida em morte cerebral mantida viva seria de 107 dias, na Argentina. De acordo com um artigo científico publicado no British Medical Journal, no mundo todo houve 30 casos em que 12 bebês sobreviveram de mães que foram mantidas vivas por aparelhos.
Em junho de 2016, conforme o portal Publico, nasceu em Portugal uma menina com 32 semanas, em um caso em que a mãe ficou internada por 55 dias com morte cerebral. Naquele caso, segundo nota divulgada pelo hospital, trata-se do período mais longo registrado em Portugal de sobrevivência de um feto em que a mãe teve morte cerebral.
Nesta quinta-feira (23), às 9h, a equipe de médicos especialistas do Hospital do Rocio, onde o caso é confirmadamente inédito, deve apresentar os detalhes do procedimento realizado no Paraná.
Amigos da família Franklelen e funcionários do hospital estão surpresos com a história que consideram uma façanha médica e ao mesmo tempo uma ‘dádiva’. “Um milagre como esse mostra que qualquer coisa é possível. Temos agora que respeitar a dor da família pela perda dessa mãe”, disse uma funcionária do hospital.
Frankielen é velada no Cemitério Central de Contenda desde às 6 horas desta quarta-feira. “É com muita dor que comunico a todos que hj minha querida Frankielen Zampoli foi morar no céu. Foi uma guerreira lutou o máximo para conseguir gerar seus anjinhos e deixar conosco como presente, agradeço a todos que oraram e que continuam orado por nós. obrigada!!! Velório na capela do cemitério central de Contenda apatir 6 hr dá manhã”, escreveu a mãe da jovem no Facebook.
Últimas notícias

Maragogi conquista Selo Diamante do Sebrae e se destaca nacionalmente

Homem é preso com arma e drogas na cidade de Pilar

Ciclista é baleado durante tentativa de latrocínio no bairro Benedito Bentes

Família de Girau do Ponciano pede ajuda para encontrar agricultor desaparecido há quatro dias

Cidades do Agreste registram casos graves de violência contra a mulher

Homem morre ao ser baleado na cabeça no município de Barra de São Miguel
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
