Gilberto Gil fala de passar bastão a Preta: "Vou ficar mais recluso"
Gilberto Gil tem recebido muitas homenagens no Carnaval de Salvador. Neste sábado (25), após ver do alto da sacada de seu camarote no circuito Dodô (Barra Ondina) Ivete Sangalo e Bell Marques passarem em seus trios e se dirigirem a ele com palavras de motivação, o músico falou com a reportagem do UOL sobre seu estado de saúde e a passagem de bastão para Preta Gil.
"[Ser homenageado] tem a ver com toda a minha história... E também com certa comoção criada pelo meu estado de saúde nos últimos tempos. Foi muito tempo hospitalizado e circulavam muitas notícias contraditórias a respeito do meu estado de saúde. Muita gente ficou preocupada", disse. "Se as homenagens já seriam naturais, elas ganharam mais força por conta dessa minha situação. Faço essa leitura", avaliou.
Gil ficou internado por problemas renais, mas diz que está restabelecido: "Estou bem melhor. Já estou com disposição para o Carnaval, tanto que estou aqui".
Ele diz que não é do tipo carnavalesco, mas se deixou contagiar por amigos como Caetano Veloso. Apesar de gostar de estar na folia, diz acreditar que nos próximos tempos deverá se poupar para cuidar mais da saúde.
"Daqui para frente preciso me recolher um pouco mais, já vou fazer 75 anos. É um momento da vida em que o dispêndio de energia tem de ser mais moderado", avisou. "No meu tempo, eram três dias, passou para quatro, cinco dias de Carnaval e agora já é uma semana", falou bem-humorado.
Transição para Preta: "Ela está disposta"
A partir de 2018, a expectativa é que Preta Gil assuma o comando do camarote do pai. Neste ano, ela saiu pela primeira vez com seu Bloco da Preta no principal circuito do Carnaval de Salvador.
Gil falou sobre a transição e afirma acreditar que a herdeira esteja pronta para assumir a responsabilidade.
"Não é uma transição muito complicada porque é interna. Flora tem uma relação muito especial com Preta. Ela morou conosco alguns anos, e elas têm uma consideração mútua muito grande. E até no encaminhamento inicial da carreira de Preta, Flora e eu tivemos uma participação nisso. É uma transição para dentro da própria família, com elementos de fora porque a Preta tem outro jeito com o trabalho dela. Tudo indica que ela está disposta a assumir", declarou.
Se Preta consegue herdar o bastão? Gil não tem dúvida de que sim: "É uma coisa que ela já pega em construção. Tem uma história. Essa inserção minha e do Caetano... Preta é menina criada nesse ambiente. Além do mais, ela própria tem um impulso muito forte e qualificado para isso. E já está na idade também de ter mais responsabilidade nesse sentido."
Mas, antes oficializar a transição, o músico vai curtir a folia com moderação.
"Tenho de monitorar a insuficiência renal, que é basicamente meu problema de saúde. Além da medicina, vou me cuidar com as minhas próprias atitudes de cuidados pessoais. Fiquei mais de 80 dias internado, em momentos variados. De vez em quando, vou ao hospital, mas não mais como antes", afirmou.
Últimas notícias
Incêndio de grandes proporções em mata assusta moradores da Chã de Bebedouro
Distribuição de leite de vaca é suspensa em AL; Estado pede novo aporte federal
Mulher morre após se afogar na praia da Pajuçara, em Maceió
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas na zona rural de Arapiraca
Censo Agropecuário oferece 421 vagas para recenseadores em Alagoas
Presidente do Paraguai apresenta renúncia em meio a crise em banco no país
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
