Justiça

TJ/AL abre inscrições para processo seletivo de estágio em Biblioteconomia

Estudantes a partir do 4º período podem se inscrever na seleção entre os dias 13 de março e 03 de abril

Por Ascom Esmal 09/03/2017 15h03
TJ/AL abre inscrições para processo seletivo de estágio em Biblioteconomia
Inscrições devem ser realizadas no site da Esmal a partir do dia 13/03 - Foto: Itawi Albuquerque

O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) abre, nesta segunda-feira (13), o período de inscrições para estudantes de Biblioteconomia interessados em participar do processo seletivo para estágio no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O prazo será encerrado no dia  03 de abril. 

    Podem participar da seleção estudantes que já tiverem concluído o quarto período ou o segundo ano letivo do curso. Leia o edital com todas as informações sobre o certame.      

    A seleção será promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e, para participar, o estudante deve se cadastrar no site da instituição A PARTIR DO DIA 13/03.  No momento da inscrição o candidato deve indicar se deseja concorrer na condição de pessoa com deficiência ou negra. O comprovante deve ser impresso e apresentado no dia da aplicação das provas, junto com o documento oficial de identificação (com foto) utilizado para realizar o cadastro. 

    Caso deseje, o candidato poderá doar, até o dia da prova, duas latas de leite em pó, as quais serão destinadas a uma instituição beneficente. As doações devem ser entregues na Coordenação de Estágios da Escola da Magistratura. 

Avaliação    

    As provas serão aplicadas na data provável de 2 de maio, a partir das 14h, na sede da Esmal, em Maceió. 

    A avaliação dos candidatos será realizada por meio de uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e de uma prova discursiva. Os candidatos terão até três horas para concluí-las. 

   Na prova objetiva serão abordados temas como Biblioteconomia e Ciência da Informação, fontes de informação Jurídica, catalogação, indexação, formação, desenvolvimento e avaliação de coleções, dente outros assuntos.  O conteúdo programático completo está disponível no edital. 

    Já na prova discursiva, será avaliado se o candidato possui domínio da norma culta da língua portuguesa, dentre outros critérios. 

Mais informações

    Os aprovados irão compor cadastro de reserva e poderão ser convocados na medida em que surgirem vagas no Judiciário alagoano. Os estagiários convocados serão lotados na Biblioteca Geral do Poder Judiciário de Alagoas, localizada na Esmal. 

    O processo seletivo terá validade de 12 meses, contados a partir da data da homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma única vez, por igual período.

    O estudante aprovado e convocado receberá uma bolsa no valor de um salário mínimo mensal, acrescido de auxílio-transporte. A carga horária do estágio será de 24 horas semanais, no período vespertino ou matutino. 

    A Coordenação de Estágios da Esmal funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 13h. A Esmal está localizada na rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones (82) 2126-5360/5370.