Roubo constante de cabos no Pontal prejudica iluminação de avenida
Foram três furtos em menos de nove meses
Em uma parte da Avenida Alípio Barbosa, no bairro do Pontal da Barra, o roubo de cabos de alumínio tem impedido que a via seja iluminada pela Prefeitura de Maceió. A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) vem substituindo o material furtado, mas a ação criminosa continua a ser frequente no local.
Foram três furtos em menos de nove meses, segundo os registros da Sima. A área dá aceso a Lagoa Mundaú e do outro lado, há apenas um muro. O prejuízo aos cofres municipais não pode ser calculado, já que envolve não só a fiação, mas a substituição de lâmpadas e reatores queimados.
O prejuízo não é só material, mas também social, já que os moradores da região ficam sem iluminação, trazendo insegurança aos que precisam utilizar a via diariamente para se locomover para o trabalho, estudar e outras tarefas do dia-dia.
Para tentar diminuir a frequência dos roubos, a Prefeitura de Maceió, através da Sima, solicitou nesta segunda-feira (27) uma parceria com a Braskem. A intenção do superintendente Frederico Lins é que a empresa possa utilizar de sua segurança particular para observar a região.
“Quando acontece esse tipo de ação, não é só repor os cabos furtados, porque acontecem curtos circuitos que sobrecarregam o sistema e queimam as lâmpadas e os reatores. Somente depois de uma avaliação é que acabamos sabendo o total do custo para o poder municipal”, disse o superintendente”
A Sima pede a população que ao observar o furto de cabos ou postes com luminárias apagadas, informe a infração através de um dos canais de atendimento da superintendência: o Disque Luz(0800 031 9055, telefonando de um telefone fixo a ligação é gratuita).