Novo Lino: TRE/AL reforma sentença e mantém mandato de vereador

Por maioria de votos, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu provimento ao recurso em Ação de Investigação Judicial (Aije) interposto por José Ronaldo Ferreira da Silva Oliveira, que teve o mandato de vereador cassado pelo juiz da 24ª Zona Eleitoral. O vereador, eleito em Novo Lino, foi acusado de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.
Quatro dos sete integrantes do TRE/AL acompanharam o voto divergente proferido pelo desembargador eleitoral José Fragoso Cavalcanti, que não detectou elementos necessários para a configuração da prática de abuso de poder econômico, bem como julgou insuficientes as provas da captação ilícita de sufrágio. Com o resultado do julgamento, a sentença de 1º grau foi reformada e, consequentemente, mantido o mandato eletivo de José Ronaldo Ferreira. Uma multa arbitrada no valor de R$ 15 mil também foi afastada e a pena de inelegibilidade, excluída.
“Em face das severas consequências da condenação que se pretende, consistente nas sanções de perda de mandato e consequente inelegibilidade transitória, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é pacífica quanto à necessidade de prova contundente para o reconhecimento da configuração da captação ilícita de sufrágio”, explicou o relator do voto divergente, José Fragoso.
O desembargador eleitoral enfatizou, ainda, que os depoimentos prestados durante a investigação não possuem o caráter de prova cabal quando forem contraditórios e inconsistentes, como é o caso desta Ação de Investigação Judicial.
Acompanharam a divergência os desembargadores eleitorais Alberto Maya de Omena, Maria Valéria Lins Calheiros e Pedro Augusto Mendonça. Pela manutenção da sentença e desprovimento do recurso, votaram o desembargadores Gustavo de Mendonça Gomes (relator), José Carlos Malta Marques e Paulo Zacarias da Silva.
Últimas notícias

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105

Merendeira de Maceió concilia trabalho em CMEI com curso superior de Nutrição
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
