IMA investiga denúncias de descarte irregular de resíduos domésticos
Técnicos do IMA e da prefeitura de Marechal Deodoro estiveram no residencial para verificar o funcionamento da estação de tratamento de esgoto
Uma equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, na manhã dessa segunda-feira (24), em Marechal Deodoro, para averiguar denúncias sobre o descarte inadequado de efluentes domésticos. Os fiscais foram acionados pelos moradores do Residencial Denison Amorim que suspeitavam do mau funcionamento da estação de tratamento de esgoto.
A ação contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e os moradores também acionaram a prefeitura de Marechal Deodoro.
A denúncia dava conta de que a estação de tratamento estaria sem funcionar. Entretanto, a equipe do IMA encontrou os equipamentos funcionando em aparente normalidade. “Teremos que esperar o resultado das análises realizadas pela equipe do laboratório para afirmar se os efluentes lançados estão dentro do padrão”, comentou Genival Pulcino, da equipe de fiscalização do Instituto.
Como o local é licenciado pela prefeitura de Marechal Deodoro, a Secretaria de Meio Ambiente do município foi acionada. Foi constatado que o local estava com a licença ambiental vencida e por isso o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi notificado pelo município, para apresentar o protocolo de solicitação de renovação, no prazo de cinco dias, podendo ser autuada em caso de irregularidade.
A equipe da prefeitura também se comprometeu a verificar a denúncia de que o equipamento estaria sendo desligado em determinados momentos, como nos finais de semana e feriados, quando os moradores afirmam que o mau cheiro deixa o lugar insuportável.
A equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA esteve no local e realizou coletas para verificar as condições dos efluentes. Os resultados devem ficar prontos em um prazo de 10 dias.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
