Capital

[Vídeo] Canal a céu aberto expõe moradores a doenças e causa prejuízos

A obra inacabada já provocou enxurradas em épocas de chuvas que levou casas e deixou muitos moradores prejudicados

Por 7 Segundos - Gabriela Garrido 05/05/2017 18h06
[Vídeo] Canal a céu aberto expõe moradores a doenças e causa prejuízos
Canal aberto pelo governo expõe moradores a doenças e causa prejuízos - Foto: Rosivan Fernandes

Uma obra inacabada está causando transtornos para os moradores da Grota Bom Jesus, no bairro do Benedito Bentes. Na tarde desta quinta-feira (5), um homem denunciou ao portal 7 segundos que a falta de saneamento básico no local está sendo motivo de preocupação para as pessoas na região,  já que muitas delas já perderam casas e correm o risco de contaminação de doenças por causa do fluxo de água poluída.

Desde 2014, a população vêm sofrendo com a difícil convivência nas proximidades do córrego. A travessia que há três anos era feita a pé e com baixo volume de água, hoje já não pode ser feita. Com o intuito de facilitar a locomoção,  moradores arcaram com a construção de uma ponte improvisada, mas com as últimas chuvas o nível da água subiu e a estrutura acabou sendo levada pela correnteza.

Quem presenciou de perto a angústia das famílias no local foi o morador Rosivan Fernandes. Ele mora na grota há quase 20 anos e contou que desde que a obra começou as pessoas não ficam sossegadas com medo de perder suas casas.

“Meu pai e meu irmão tiveram que ir embora daqui, eles tinham uma casa em um terreno próprio mas com a enxurrada a casa acabou sendo levada, e hoje mora de aluguel” relatou.

Segundo Rosivan que trabalha com construção civil, a maioria dos moradores se sentem prejudicados, recentemente ele construiu sua casa a 500 metros do córrego e diz que não dorme direito quando chove pois teme que a água invada sua casa.

Desde que o tormento começou, muitas denúncias foram feitas. Segundo o morador, em 2014 grupos se reuniram e fecharam pistas na parte alta da cidade para chamar atenção das autoridades que prometeram terminar a obra ainda naquele ano. Hoje três anos depois, reparos realizados pelo governo são realizados no entorno do “rio” mas o problema não foi resolvido.

Transmissão de doenças

Com a aproximação do período chuvoso o momento é de preparação para as famílias locais que também reclamam da falta de calçamento nas ruas que são facilmente alagadas pelas  enxurradas do canal.

Por conta da forte vazão, adultos e crianças acabam entrando em contato com a água contaminada e adquirindo doenças. Segundo relatos, algumas crianças desenvolvem coceiras e manchas na pele causadas pelos germes presentes nos dejetos e produtos químicos contidos na água.

A água represada em poças, após a chuva, também é motivo de alerta. Rosivan Fernandes disse que já teve dengue e que há focos de mosquitos no local.

“Aqui é difícil  sobreviver. De manhã eu acordo e vejo uma espuma branca no canal, ela exala um odor insuportável muitas vezes meus olhos ardem. Isso fora a vegetação das beiradas que ficam amarelas por causa da poluição, aqui até o lixo se acumula.”

A obra é de responsabilidade do governo em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e está interminada desde o mandato do ex-governador Teotônio Vilela. De acordo com informações de uma antiga placa que está no local, foram destinados quase 16 milhões de reais dos cofres públicos para execução da obra que contribuiria para a melhoria do sistema hídrico do Rio Jacarecica

De acordo com a denúncia, a situação só piorou, a água que percorre o canal vem do açude da Coca-Cola no Salvador Lyra , passa pela Grota Bom Jesus e desagua no Rio Jacarecica trazendo ainda mais poluição para o local.

No ano de 2016 o Ministério Público chegou a realizar vistorias nas obras de macrodrenagem para identificar o nível de poluição no Rio Jacarecica. O órgão encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, para solucionar o problema mas até agora nada foi feito.

Planejamento de obras

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), revelou por meio de nota que irá enviar uma equipe técnica ao local, para apurar as denúncias, e esclareceu ainda que as obras da Macrodrenagem estão 60% concluídas, com entrega prevista para dezembro deste ano.

Para amortecer o excedente de água das chuvas que chega até a Lagoa da Coca-cola e evitar alagamentos, a secretaria disse que o Estado está construindo um canal de interligação hídrica dessa bacia para a Lagoa do Salvador Lyra, que no momento passa por ampliação.

Em relação a vazão da água a solução do governo é instalar uma caixa reguladora na Lagoa do Salvador Lyra para controlar o fluxo no canal da grota.

De acordo com a secretaria o problema das inundações devem diminuir a medida que a obra for concluída. Foi garantido ainda que no inverno os riscos de desabamento serão menores com o avanço das obras de contenção das encostas.

Forte vazão da água assusta moradores. Assista vídeo 

Morador explica a situação do canal após chuvas, na última quarta (3)