Fiscais do IMA autuam estabelecimentos com diversas irregularidades em Alagoas
Avícola em Santa Luzia do Norte, que tinham cinco denúncias, foi autuada e embargada
A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) esteve em campo realizando atendimento de denúncias e flagrou diversas irregularidades, nessa quinta-feira (11). Duas equipes se dividiram entre as regiões de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Pilar e uma outra esteve no município de Matriz de Camaragibe.
A primeira equipe realizou o atendimento de uma denúncia referente à extração mineral (areia) numa região entre os municípios de Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. O responsável foi autuado e recebeu multa no valor de R$ 29 mil. A atividade também foi embargada pelo IMA/AL. Essa prática ilegal é considerada grave, por causar sérios danos ao meio ambiente.
Ainda em Santa Luzia do Norte os fiscais do IMA atenderam à cinco denúncias, dessa vez, referente à uma avícola. O estabelecimento foi autuado e embargado pela realização da ampliação sem licença, modificando o projeto original de maneira irregular. A mesma avícola ainda foi autuada pelo despejo dos resíduos sem tratamento em uma fossa, além de receber uma intimação solicitando a apresentação do certificado de destinação final das lâmpadas, latas de tíner, latas de tinta e latas de óleo lubrificante.
No município de Pilar os fiscais verificaram mais denúncias. Foram apreendidos cinco pássaros: uma graúna, um sangue-de-boi, dois sabiás e um sanhaço. Um filhote de jibóia também foi recolhido no mesmo município. A proprietária da residência onde o réptil foi capturado conta que ele apareceu em sua casa e solicitou o recolhimento do mesmo.
Os animais capturados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A equipe que partiu para a região norte do Estado identificou uma extração de areia no município de Matriz de Camaragibe, no rio Camaragibe. Com a chegada dos fiscais do IMA os funcionários da draga evadiram no local e com isso não foi possível identificar o proprietário. A equipe de fiscalização continuará investigando para identificar e autuar os responsáveis pela extração do mineral.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
