Meio ambiente

Defesa Civil confirma diminuição do nível de rios que ameaçavam transbordar

Por 7 Segundos - Maceió, com Assessoria 25/05/2017 20h08
Defesa Civil confirma diminuição do nível de rios que ameaçavam transbordar
Rio transbordou devido as fortes chuvas - Foto: Cortesia

Após a Capitania dos Portos em Alagoas divulgar, nesta quinta-feira (26), um alerta para os condutores e proprietários de embarcações que vão ao mar até 0h do próximo sábado (27), sobre o perigo de ressaca no trecho entre as cidades de Ilhéus (BA) e Recife (PE), a Defesa Civil de Alagoas alertou para o nível dos rios que compreendem as bacias hidrográficas do Litoral Norte, Rio Camaragibe e Rio Manguaba.

O Rio Camaragibe Mirim, no município de Joaquim Gomes, que chegou nesta quinta-feira a marca dos 3,80m, ainda corre o risco de transbordar e causar inundação atingindo o município de Matriz de Camaragibe.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moises, do Corpo de Bombeiros (CB) os rios Mundaú e Paraíba estão com seus níveis elevados, mas sem risco de transbordamento até o momento, porém o constante volume de água que chega as lagoas Mundaú e Manguaba provocam lentamente elevação, embora se confirme diminuição de seus níveis, mantendo-se no mesmo patamar por alguns dias.

A Defesa Civil mantém constante vigilância rios Jacarecica, em Maceió, e nas cidades de União dos Palmares, Branquinha, Jacuípe e Capela, onde a população já enfrentou em anos anteriores grandes inundações.

O oficial destacou que durante a madrugada desta sexta-feira (27) existe possibilidade de chuvas, mas sem risco de calamidades. Ele adiantou também que Maceió terá uma sexta de tempo nublado com chuvas contínuas ao longo do dia. 

Na cidade de Marechal Deodoro, na Grande Maceió, 40 pessoas estão desalojadas. Somente nesta sexta-feira a Defesa Civil vai ao município fazer a entrega de barracas.

Durante o dia equipes da Prefeitura de Marechal desobstruíram vários locais onde a água da chuva estava estagnada, principalmente no Povoado de Barra Nova e nas comunidades do Francês, Beco das Virgens, Beco da Anastácia, Manguinho e Siriba além do trecho do acesso ao Bairro do Carmo, as margens do Rio da Estiva, que transbordou.