Centro de Controle de Zoonoses disponibiliza gratuitamente vacina antirrábica
Apesar das fortes chuvas que atingiram na capital alagoana durante todo o final de semana, os donos de cães e gatos responderam, no último sábado (27), ao chamamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que promoveu, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió, o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Raiva.
Com a mobilização de sábado, a campanha alcançou 60% de cobertura da população canina e felina do município, atingindo cerca de 81.500 animais. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha foi de 80% da população total, mas o resultado foi considerado acima das expectativas, levando-se em conta os transtornos causados pelo grande volume de chuvas, que também impediu o funcionamento de, pelo menos, sete locais de vacinação. A coordenação geral do CCZ de Maceió afirma, porém, que a ação terá seu percentual complementado com o seguimento da aplicação da vacina no próprio CCZ.
“A campanha tem sido uma estratégia bastante eficiente como medida preventiva e de intensificação, especialmente por facilitar o acesso gratuito de toda a população ao serviço, em locais mais próximos onde reside o animal. Reforçamos, no entanto, que a aplicação da vacina antirrábica faz parte das ações de rotina do CCZ e a imunização contra a doença pode ser feita durante o ano todo, diariamente, inclusive sábados e domingos, nas dependências do órgão”, ressalta o coordenador Samy Barros.
Além de garantir a vacinação no CCZ, o coordenador lembra que as equipes da campanha ainda realizam, até sexta-feira (02 de junho), a etapa rural da imunização contra a doença, com a visita dos agentes de endemias a residências e pequenas propriedades rurais localizadas em áreas mais distantes e de difícil acesso.
No CCZ, que está localizado no Loteamento Campos dos Palmares, na Cidade Universitária, a imunização pode ser feita gratuitamente todos os dias, das 8h às 12h.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
