[Vídeo] Servidores da Ufal protestam pedindo permanência da superintendente do HU
Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram, nesta quarta-feira (07) um ato pedindo a revogação da portaria que exonera a superintendente do Hospital Universitário (HU), Maria de Fátima Siliansky.
A reitora da Ufal, Valéria Correia, divulgou nota dirigida ao presidente da Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais, onde questiona a exoneração da superintendente da Ebserh-AL, nomeada para ficar à frente do Hospital Universitário desde maio de 2016.
Siliansky teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (6), sem consulta prévia à Gestão Central da Ufal.
Na nota, Valéria Correia requer a “imediata revogação da Portaria [nº 136, de 6 de junho de 2017], tornando sem efeito a exoneração da professora Maria de Fátima Silianky de Andreazzi, haja vista que a seleção e a indicação para o cargo de Superintendente é de competência da Reitora”.
A nota considera a previsão constitucional de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades públicas. E, destaca ainda, o trecho do Regimento Interno da Ebserh que trata da competência para indicação dos cargos do HU, de acordo com Contrato de Gestão Especial celebrado entre a Ufal e a Ebserh.
Representações do setor se manifestaram
O presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) enviou nota de apoio à permanência da superintendente no cargo, considerando que “essa situação retrata um ataque, de cunho autoritário, aos que lutam pela qualidade dos serviços públicos de saúde e à autonomia universitária”.
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (07), no hall do Hospital Universitário, os técnico-administrativos da Ufal, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), que também representa os servidores do Regime Jurídico Único (RJU) do HU, aprovaram, por unanimidade, uma nota de repúdio à exoneração de Fátima Siliansky. "Somos contrários à esta ingerência da direção nacional da Ebserh, que fere a autonomia universitária. A categoria posicionou-se de forma contundente contrária a esse ato autoritário, sem diálogo prévio", disse Davi Fonseca, coordenador geral do Sintufal.
Valéria Correia e Fátima Siliansky já haviam publicado nota de esclarecimento depois que o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (Sindserh) publicou moção de repúdio contra uma fala da superintendente no seminário da Comissão de Seguridade Social e Família.
Veja o vídeo
Veja também
Últimas notícias
Hospital da Criança de Alagoas alcança quase 400 mil atendimentos
Ex-estagiário da Polícia Científica de Alagoas é aprovado em concursos no PI e em SC
Corpo de Bombeiros do CE conhece programa integrado entre Samu e CBMAL
Rua Aberta não funcionará em Maceió no segundo turno das Eleições 2026
75 kg de drogas e mil cigarros eletrônicos são apreendidos em Arapiraca
Polícia Ambiental apreende seis armas e resgata 593 animais silvestres em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
