Comunidade

Governo reestrutura pontos em risco de deslizamentos em grotas na parte alta

Moradores de áreas afetadas relatam que os estragos causados na capital poderiam ter sido maiores sem as obras

Por 7 Segundos Maceió 11/06/2017 11h11
Governo reestrutura pontos em risco de deslizamentos em grotas na parte alta
Governo reestrutura pontos em risco de deslizamentos em grotas na parte alta - Foto: Reprodução

Por causa dos problemas causados pelas chuvas, as comunidades localizadas na parte alta de Maceió precisaram receber obras de mobilidade que foram realizadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), do Governo do Estado. O  programa executou apenas na grota do Canaã mais de 85,3 metros lineares de canaletas e 642,4 metros lineares de meio-fio adequando o escoamento dos fluxos de água na região.

Junto com os serviços de vazão, foram também construídos 291 metros de muro de contenção nas casas que estavam situadas em locais de risco com o objetivo de evitar possíveis deslizamentos. Os acessos e deslocamentos também foram otimizados e 800 famílias foram contempladas com mais de 143 metros lineares de escadaria, 795 m² de passeio e 1.856 metros lineares de corrimão.

Na grota do Alto da Boa Vista, uma das mais prejudicadas pelo aumento na queda de água na capital alagoana, a construção e reestruturação de escadarias, canaletas, meio-fio e passeio garantiu condições mínimas para a população enfrentar o intenso período de chuvas.

“Nossa comunidade acabou sendo muito atingida com as chuvas. O risco era muito grande, antes qualquer chuvinha que acontecia aqui deixava os moradores isolados, sem poder subir ou descer, o risco era bem maior”, ressalta Mônica Brito.