Reunião discutirá reordenamento com feirantes de quatro mercados na capital
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) inicia na próxima segunda-feira (19) uma série de reuniões com a comunidade envolvida no Plano de Reordenamento do Parque Rio Branco, no Mercado da Produção, Levada e Rua das Árvores. Na primeira reunião, uma equipe técnica e o secretário da pasta, coronel Ivon Berto, irão apresentar o plano e ouvir os feirantes da região.
Na terça (20), às 9 horas, será a vez dos permissionários da região próxima ao Mercado do Artesanato. Já na quarta ( 21), às 10 horas, a reunião será com os proprietários de carrinhos. E na segunda (26), às 9 horas, os taxistas que têm ponto na região também serão ouvidos.
Na semana passada, a equipe da Semscs reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes de Maceió, para discutir sobre as necessidades e ações para ordenamento daquela região. Cerca de 500 ambulantes estão cadastrados no mercado, onde existem, também, 430 barracas desativadas ou abandonadas.
O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, informou que todos os envolvidos no processo estão sendo informados sobre o Plano de Reordenamento. “É preciso cumprir o Código de Posturas de Maceió e ouvir a comunidade envolvida é imprescindível; estamos abrindo um canal de negociação com todos os interessados. É necessário ter uma união de esforços entre o empresariado e os órgãos públicos, e a presença do próprio Sebrae é muito importante”, defendeu
A reestruturação do local faz parte do Programa de Reordenamento de Maceió, elaborado pela Semscs, e objetiva o ordenamento do espaço, com desobstrução das vias, colocação de asfalto, padronização das barracas e segurança, entre outras ações.