Patrimônio

Impasse entre feirantes e prefeitura gera discussão sobre dia de feira livre

Por 7 Segundos 01/02/2017 19h07
Impasse entre feirantes e prefeitura gera discussão sobre dia de feira livre
Prefeitura e comerciantes criam impasse sobre feira livre de Teotônio - Foto: Reprodução / Internet

A feira livre que deu início ao aquecimento da economia do município de Teotônio Vilela, no Agreste de Alagoas, virou alvo de um impasse entre a Prefeitura Municipal e os comerciantes da região. 

De um lado, o poder municipal determinava que a feira seria, como sempre foi, realizada aos domingos. Por outro, comerciantes e parte da população preferiam aos sábados.

Para ver na prática como a situação ficaria, a Prefeitura de Teotônio Vilela, com autorização do prefeito João José Pereira Filho, o Joãozinho Pereira (PSDB), estabeleceu um período de seis feiras aos sábados, ocorridas entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Flávio Francisco Franoli Oliveira, durante o período em que a feira foi realizada aos sábados, a prefeitura realizou uma pesquisa popular aplicada pelo Instituto Ibrape em que o resultado apontou que a população preferiu a manutenção da feira aos domingos.

"Essa pesquisa foi feita porque uma outra pesquisa anterior teve empate técnico de 3% e para acabar com o impasse a prefeitura realizou a pesquisa que favorecia a realização da feira aos domingos", explicou Flávio Oliveira.

Comerciantes e parte da população

No entanto, de acordo com o comerciante Flávio Santana, que há 40 anos a família dele trabalha com empresas em Teotônio Vilela e ele há 18anos de atividades nos setores hoteleiro e de departamentos, a mudança da feira para os sábados seria o ideal para os comerciantes, feirantes e a maioria da população.

O empresário afirmou que foi criada uma comissão do comércio da cidade para disputar o dia ideal para a realização da feira livre de Teotônio Vilela. Flávio Santana afirmou que a decisão municipal está ligada a dois fatores: tradição e política.

"Fizemos a pesquisa e 99% da população aprovou a realização da feira aos sábados por causas trabalhistas, já que as pessoas entenderam que preferem ficar com família aos domingos a trabalhar", ressaltou Flávio Santana.

O comerciante disse que foi lançada a campanha Domingo com a Família para incentivar a mudança da feira na cidade, mas o prefeito resiste em manter a feira livre aos domingos.

Escassez e aumento do preço dos produtos

O secretário de Administração de Teotônio Vilela, Flávio Oliveira, argumentou que a feira realizada aos sábados apresentou escassez e aumento do preço dos produtos. Ele justificou afirmando que comerciantes de pescados e de hortifrutigranjeiros trabalham em outras cidades aos sábados e deixaram de comparecer à feira.

"Observamos durante as feiras aos sábados que faltaram espécies de peixes e hortifrutigranjeiros e com isso alguns produtos por sua escassez tiveram aumento de preço, a exemplo de frango abatido vivo, que só a feira oferece no mercado de Teotônio Vilela", justificou Flávio Oliveira.

O secretário afirmou também que a feira livre da cidade tem seu aspecto cultural e recebe repentistas, literatura de cordel, uma característica regional que acontece apenas aos domingos.

"A população não rejeitou à sua própria história e esse ato das pessoas simples em querer a feira aos domingos é uma atitude fabulosa", disse o secretário de Administração e historiador, autor do livro "Teotônio Vilela - A Terra do Menestrel", Flávio Franoli Oliveira.