Impasse entre feirantes e prefeitura gera discussão sobre dia de feira livre
A feira livre que deu início ao aquecimento da economia do município de Teotônio Vilela, no Agreste de Alagoas, virou alvo de um impasse entre a Prefeitura Municipal e os comerciantes da região.
De um lado, o poder municipal determinava que a feira seria, como sempre foi, realizada aos domingos. Por outro, comerciantes e parte da população preferiam aos sábados.
Para ver na prática como a situação ficaria, a Prefeitura de Teotônio Vilela, com autorização do prefeito João José Pereira Filho, o Joãozinho Pereira (PSDB), estabeleceu um período de seis feiras aos sábados, ocorridas entre dezembro de 2016 e janeiro deste ano.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Flávio Francisco Franoli Oliveira, durante o período em que a feira foi realizada aos sábados, a prefeitura realizou uma pesquisa popular aplicada pelo Instituto Ibrape em que o resultado apontou que a população preferiu a manutenção da feira aos domingos.
"Essa pesquisa foi feita porque uma outra pesquisa anterior teve empate técnico de 3% e para acabar com o impasse a prefeitura realizou a pesquisa que favorecia a realização da feira aos domingos", explicou Flávio Oliveira.
Comerciantes e parte da população
No entanto, de acordo com o comerciante Flávio Santana, que há 40 anos a família dele trabalha com empresas em Teotônio Vilela e ele há 18anos de atividades nos setores hoteleiro e de departamentos, a mudança da feira para os sábados seria o ideal para os comerciantes, feirantes e a maioria da população.
O empresário afirmou que foi criada uma comissão do comércio da cidade para disputar o dia ideal para a realização da feira livre de Teotônio Vilela. Flávio Santana afirmou que a decisão municipal está ligada a dois fatores: tradição e política.
"Fizemos a pesquisa e 99% da população aprovou a realização da feira aos sábados por causas trabalhistas, já que as pessoas entenderam que preferem ficar com família aos domingos a trabalhar", ressaltou Flávio Santana.
O comerciante disse que foi lançada a campanha Domingo com a Família para incentivar a mudança da feira na cidade, mas o prefeito resiste em manter a feira livre aos domingos.
Escassez e aumento do preço dos produtos
O secretário de Administração de Teotônio Vilela, Flávio Oliveira, argumentou que a feira realizada aos sábados apresentou escassez e aumento do preço dos produtos. Ele justificou afirmando que comerciantes de pescados e de hortifrutigranjeiros trabalham em outras cidades aos sábados e deixaram de comparecer à feira.
"Observamos durante as feiras aos sábados que faltaram espécies de peixes e hortifrutigranjeiros e com isso alguns produtos por sua escassez tiveram aumento de preço, a exemplo de frango abatido vivo, que só a feira oferece no mercado de Teotônio Vilela", justificou Flávio Oliveira.
O secretário afirmou também que a feira livre da cidade tem seu aspecto cultural e recebe repentistas, literatura de cordel, uma característica regional que acontece apenas aos domingos.
"A população não rejeitou à sua própria história e esse ato das pessoas simples em querer a feira aos domingos é uma atitude fabulosa", disse o secretário de Administração e historiador, autor do livro "Teotônio Vilela - A Terra do Menestrel", Flávio Franoli Oliveira.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
