Geral

Alunos de odontologia são flagrados em exercício ilegal da profissão em Alagoas

Flagrantes ocorreram nos municípios de Santa Luzia do Norte, Arapiraca e Maceió

Por Redação com assessoria 22/06/2017 12h12
Alunos de odontologia são flagrados em exercício ilegal da profissão em Alagoas
Estudantes são flagrados exercendo função de dentista - Foto: Assessoria

Nas últimas semanas, o Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL) flagrou três alunos de odontologia de instituições de ensino superior exercendo ilegalmente a profissão. Os flagrantes ocorreram nas cidades de Santa Luzia do Norte, Arapiraca e Maceió, após denúncias anônimas.

Segundo o Conselheiro Presidente do CRO, João Alfredo Tenório Lins Guimarães, o exercício da odontologia por pessoa não graduada e não habilitada legalmente configura-se crime previsto na legislação penal. Além de sanções administrativas junto às instituições de ensino, os alunos flagrados pelo Conselho devem responder criminalmente perante a Polícia e o Poder Judiciário.

"Atendimento por pessoas não habilitadas constitui risco à saúde e à vida dos pacientes", afirmou o presidente, destacando ainda que os responsáveis por clínicas ou consultórios que acobertam esses alunos ou qualquer pessoa não habilitada em exercício ilícito da odontologia incorrem no mesmo crime.

A população deve estar alerta sobre qualquer situação suspeita. Para confirmar se está sendo atendido por profissional habilitado, o cidadão pode entrar em contato com o CRO-AL pelo telefone 3221-1726 ou por meio da página do CRO-AL na internet.