TRE/AL solicita apoio de órgãos e prefeituras para evitar extinção de zonas eleitorais
Durante reunião realizada nesta segunda-feira (10), na na Associação dos Municípios Alagoanos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, dividiu com os prefeitos a preocupação sobre a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de rezoneamento das 50 Zonas Eleitorais do interior, que devem ser reduzidas para 37.
A resolução obrigou o TRE/AL fazer um estudo para extinguir e remanejar as zonas eleitorais. O objetivo é reduzir entre 500 e 600 zonas eleitorais em todo país. Publicado em junho, o documento objetiva racionalizar e otimizar os serviços eleitorais, adequando-os à iminente implantação do Documento Nacional de Identificação (DNI) e à realidade social, demográfica e geográfica dos municípios brasileiros.
O presidente do TRE quer o apoio dos prefeitos porque defende que a economia, que gira em torno de R$ 160 mensais, representando apenas 1% anualmente, enfraquece o processo eleitoral, em especial aos eleitores e servidores das comarcas.
O TRE/AL tem até o dia 18 de agosto para entregar ao TSE o projeto completo do rezoneamento e, posteriormente, aguardar uma definição por parte do Tribunal Superior.
O prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, que esteve na reunião disse que a imposição do TSE pode deixar o município órfão de um poder, além de que pode dificultar a vida da população.
Últimas notícias
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
