Prefeitura exibe documentário sobre a trajetória de Paulo Gracindo
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realiza, na noite desta quinta-feira (13), a partir das 19h no Centro Cultural Arte Pajuçara, a exibição do longa-metragem “Paulo Gracindo – O Bem Amado”. Cerca de 150 pessoas devem prestigiar o evento que antecede a cerimônia de inauguração da escultura do ator Paulo Gracindo.
O documentário, lançado em 2009, foi dirigido por Gracindo Júnior, filho do homenageado. O filme tem duração de 80 minutos e retrata a longa trajetória do ator, que se considerava alagoano por ter, após o nascimento no Rio de Janeiro, em 1911, se mudado com a família para Maceió, onde viveu até o fim da década de 1920.
A escultura de Paulo Gracindo será inaugurada nesta sexta-feira (14), às 8h, na orla marítima da Pajuçara com a participação de familiares do homenageado. O monumento de bronze foi feito pelo escultor Leo Santana, que também é responsável pelas esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, instaladas em Maceió em 2015, e do poeta Carlos Drummond de Andrade, posicionada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Paulo Gracindo é considerado o ator egresso de Alagoas mais popular e reconhecido no Brasil do século passado. O ator consagrado fez história no teatro, no rádio, na TV e no cinema, após se mudar para o Rio de Janeiro na década de 1930.
O antológico prefeito Odorico Paraguaçu, da novela “O Bem Amado” de Dias Gomes, rendeu ao ator os prêmios de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Arte e da rede de TV Mexicana Televisa. Sua despedida da teledramaturgia foi uma participação especial na minissérie “Agosto”, em 1993.
Últimas notícias
Recém-nascida é encontrada dentro da descarga de vaso sanitário na Tailândia
TikToker com mais de 1,5 milhão de seguidores posta 'invasão' a mansão abandonada de príncipe saudita
Mapa astral de Suzane von Richthofen, de 2021, viraliza: 'Narcisista'
Caminhão fica preso em rua estreita da Jatiúca e compromete trânsito por mais de uma hora
Por que presente da China ao Brasil gerou revolta entre evangélicos
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
