Maceió não vai ampliar público-alvo para vacina contra o HPV
Maceió não vai aderir à recomendação do Ministério da Saúde (MS) de ampliar, temporariamente e em caráter excepcional, o público-alvo para a aplicação da vacina contra o HPV. Em nota técnica, o MS recomendou aos municípios que contam com estoque a imunizar também homens e mulheres na faixa etária dos 15 aos 26 anos.
A Gerência de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explicou que a medida foi definida pelo Ministério em função dos estoques da vacina disponíveis nos serviços de vacinação de todo o país – grande parte deles com data de validade até o mês de setembro de 2017 – com o objetivo de evitar um possível desperdício de doses. Maceió, no entanto, não possui estoques a vencer em setembro de 2017, descartando assim a necessidade de aderir a essa iniciativa.
“A vacinação continuará a ser realizada dentro da faixa preconizada pelo Ministério da Saúde e disponível nas unidades de saúde do município”, reforça a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.
Na rotina dos serviços de imunização, a vacina utilizada como prevenção contra o HPV é aplicada nas meninas na faixa etária dos 9 aos 14 anos e nos meninos, dos 11 aos 14 anos, ambos com esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
O calendário vacinal inclui ainda como público alvo com direito a ser imunizado contra o HPV indivíduos com idade entre 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids, pacientes submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos, estes submetidos ao esquema de três doses (0, 2, 6 meses). Nestes casos a vacinação é realizada no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona no Hospital Escola Hélvio Auto, com necessidade de apresentação da prescrição médica no ato da vacinação.
A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
