Trânsito

Motoristas já podem baixar carteira de habilitação no celular

Por Uol 29/08/2017 16h04
Motoristas já podem baixar carteira de habilitação no celular
Contra fraude, a nova Carteira de Habilitação com o QR Code foi divulgada pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O aplicativo CNH digital já pode ser baixado por motoristas em celulares Android. O novo formato do documento está disponível apenas em versão de demonstração.A solução está em fase de testes e é uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ela será utilizada em todos os estados até Fevereiro de 2018. 

A novidade para condutores pode ser baixada na versão para testes em formato APK no sistema Android. Futuramente, o app será disponibilizado para todos os usuários dos sistemas Android e iOS.

Segundo o Governo, o novo documento terá o mesmo valor jurídico da CNH física. A CNH-e será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazer ela pelo smartphone, se tiver certificado digital, ou no Detran de seu Estado.

O app armazenará todas as informações do documento original, como foto e dados do motorista. Será possível ainda compartilhar o documento automaticamente para e-mail ou WhatsApp.

A carteira eletrônica será disponibilizada apenas a motoristas que tenham uma habilitação impressa com QR Code, aquele código escaneável que é popularmente usado para acessar o WhatsApp pelo computador.

Em caso de perda ou roubo do celular, será necessário fazer um bloqueio para impedir o uso do documento. Isso poderá ser feito pelo portal de serviços do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).