Cidades

A importância da atividade física para a Polícia Militar de Alagoas

Por Ascom PM 01/09/2017 14h02
A importância da atividade física para a Polícia Militar de Alagoas
A prática da atividade física é essencial ao policial não só durante o curso de formação, mas também para o seu preparo físico frente ao serviço operacional - Foto: Roberison Xavier/ Ascom PM

Neste 1º de setembro, quando se comemora o dia do profissional de Educação Física, a Polícia Militar de Alagoas, através do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD), reconhece a importância da prática da atividade física entre os integrantes da corporação.

O serviço policial militar é classificado como um dos ofícios mais estressantes e desgastantes para o profissional que o exerce. Essa profissão trata diariamente com fatores de riscos que envolvem capacidades físicas e psicológicas, exigindo assim um preparo tanto do corpo quanto da mente, para o cumprimento da missão da preservação da ordem pública.

É nesta perspectiva que a atividade física, através do DEFD, vem para promover uma melhor qualidade de vida aos integrantes da corporação. Afinal, para suportar uma jornada de 12 a 24 horas de trabalho armado e equipado, ou seja, carregando cerca de 20 quilos a mais do seu peso normal, o policial militar necessita estar com seu preparo físico apurado, caso contrário isso pode lhe custar a vida.

O chefe do departamento, capitão Alberto Cardoso, tem entre suas atribuições gerir a atividade física na instituição, coordenando os trabalhos nos Testes de Aptidão Física (TAF) para admissão de novos policiais ou nos casos previstos antes de processos de promoção. Ele destaca alguns trabalhos que vem sendo realizados pela PM.

 

“Atualmente o Comando Geral da PM está imbuindo em sua tropa sobre a necessidade de se praticar uma atividade física, uma vez que ela deve ser constituída não só durante o seu curso de formação, mas também como uma atividade diária, a fim de lhe proporcionar a destreza e a condição adequada para o atendimento das ocorrências”, disse o capitão.

O oficial destacou ainda que as atividades físicas nas Unidades Operacionais, tanto na capital quanto no interior, foram retomadas e são realizadas três vezes por semana, tudo isso com o único objetivo de desenvolver um trabalho mais sistemático, uma vez que a continuidade trará grandes benefícios aos praticantes.

“Além dessa disseminação no âmbito interno, a instituição também realiza vários eventos esportivos, dentre eles: a Corrida Tiradentes, o Desafio Tropa de Elite (BOPE), a Corrida Ecológica (BPA), ambas voltadas também para a sociedade, e até novembro realizará os XX Jogos Internos da PMAL. Vale ressaltar que está acontecendo uma seleção entre alguns oficiais da instituição onde os aprovados irão frequentar o Curso de Instrutor de Educação Física no Estado da Paraíba”, finalizou Alberto Cardoso.

Estrutura do DEFD

Atualmente, o Departamento de Educação Física e Desporto da PM é composto por cinco policiais militares. A equipe, que coordena todos os anos a tradicional Corrida Tiradentes, está disponível para atender qualquer policial militar que busque uma orientação referente à sua saúde e ao treinamento mais indicado ao seu caso. O contato poder ser feito através do (82) 98833-9354.

A sala de musculação funciona nas dependências da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche, de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas. O espaço é aberto a policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos.

Benefícios da Atividade Física

Aqui estão alguns benefícios da prática regular de atividade física:

• Contribui para o bom funcionamento dos órgãos, principalmente o coração;

• Contribui para o bom funcionamento do intestino;

• Diminui a ansiedade, o estresse e a depressão;

• Melhora o humor e a autoestima;

• Ajuda na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, diabetes melittus, hipertensão arterial, osteoporose e problemas respiratórios;

• Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, de modo a trazer um equilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia;

• Aliada ao consumo reduzido dos alimentos, aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuição corporal. Também aumenta a massa magra corporal (músculos).

O Departamento de Educação Física e Desporto da PMAL orienta: SEJA ATIVO! Incorpore a atividade física no seu dia-a-dia, mas sem esquecer de procurar a devida orientação de um profissional da área para evitar possíveis problemas.