Casal será autuada pela quarta vez por vazamento de esgoto no bairro do Poço
Equipes das prefeitura estiveram hoje na Rua Soldado Eduardo dos Santos, no bairro do Poço, para vistoriar as galerias de águas pluviais e fiscalizar o transbordamento de esgoto dos Poços de Visita (PV) da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
O caso é reincidente, já que apenas esse ano a Companhia já recebeu três autuações para o mesmo local. Além disso, em 2017 a Sedet já emitiu cerca de 70 notificações e autos de infração para a Casal por irregularidades.
Segundo o coordenador-geral de drenagem da Seminfra, Esdras Maia, as galerias da Prefeitura de Maceió estão em pleno funcionamento, mas são prejudicadas pelo transbordo de esgoto.
“A Seminfra não é responsável por saneamento. As nossas galerias são para o escoamento da água da chuva. No entanto, quando há problemas com a rede da Casal, o esgoto escorre dentro das nossas galerias, que não foram feitas para receber a água servida. Além disso, a água suja acumulada na via prejudica o próprio asfalto”, explicou.
Além da população sofrer com esses inúmeros transtornos ocasionados, o meio ambiente também é afetado, já que esses transbordos vão diretamente para as galerias de águas pluviais, que têm por destino final as praias de Maceió.
O fiscal da Sedet, Luciano Normande informou que a Casal será autuada novamente e tem um prazo para solucionar essa questão.
A Companhia cometeu crime ambiental, de acordo com a Lei Municipal n° 4.548/96 e a Federal n° 9.605/98. Como agravante, a Casal é reincidente nos autos de infração por transbordamento de PV e emissão de esgoto nas galerias de águas pluviais. O órgão terá cinco dias úteis para solucionar o problema no local e pode sofrer penalidade de reclusão de um a quatro anos para os responsáveis e multa.
Denúncias
A Prefeitura reforça que a população deve comunicar à Sedet qualquer tipo de denúncia que possa representar crime ambiental. Os técnicos do órgão trabalham diariamente, atendendo ocorrências. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3315-4759 ou na própria Secretaria, na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol, de 8h às 14h.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
