Meio ambiente

Prefeito em exercício se junta a mutirão de voluntários no Dia Mundial de Limpeza de Praias

Por 7Segundos com assessoria 16/09/2017 13h01
Prefeito em exercício se junta a mutirão de voluntários no Dia Mundial de Limpeza de Praias
Marcelo Palmeira participa da nona edição do Clean Up Day - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A 9° edição do Clean Up Day, o Dia Mundial de Limpeza de Praias, realizado na manhã deste sábado (16), contou com a presença do prefeito em exercício Marcelo Palmeira. A ação, que busca conscientizar a população sobre a conservação do meio ambiente, teve início às 8h, em frente ao Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, seguindo até o Alagoinhas.

“Maceió foi abençoada com as praias mais bonitas do Brasil e do mundo. Mantê-las limpas sempre será uma obrigação para o nosso povo. Hoje é um dia de conscientização, mostrando a importância de se fazer isso. Todos os envolvidos estão de parabéns por essa movimentação. Veremos uma turma boa, durante este sábado, distribuindo sacolas plásticas e panfletos para as pessoas entenderem o porquê de não jogar lixo na praia”, destacou o prefeito em exercício.

Durante o evento, aproximadamente mil mudas de salsa de praia foram plantadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds). “Essa é mais uma demonstração de que a Prefeitura se preocupa com o meio ambiente. Nós estamos chegando próximo ao período do vento Nordeste e a vegetação natural, como essa, vai ajudar na manutenção do meio ambiente. A criançada presente hoje vai levar essa lição para a vida. Temos que pensar num futuro melhor e mais consciente”, disse Marcelo Palmeira.

De acordo com o secretário-adjunto de Sustentabilidade, Fábio Palmeira, o plantio segue uma recomendação do Ministério Público Federal de Alagoas. “Estamos recuperando a vegetação na orla de Maceió. Esse trabalho de replantio de salsa de praia é feito para evitar erosão costeira na faixa de areia. Inciamos com quatro ilhas que vão ajudar a recuperar parte da Pajuçara. Essa é uma forma de sensibilizar e conscientizar o cidadão para manter as praias limpas para o seu uso, como também poder receber mais turistas, sempre tocando na questão da educação ambiental”, explicou.

Além da coleta do lixo e do plantio da salsa-da-praia, outras ações foram planejadas para o dia: uma pequena exposição dos animais ajudados pelo Biota e outra sobre um projeto da Ufal que destaca a importância das algas marinhas para o meio ambiente.

Para o superintendente de Limpeza Urbana, Davi Maia, o Dia Mundial de Limpeza de Praias mostrou para a população a necessidade de colaboração para que a orla da cidade fique limpa. “O meio ambiente não aguenta mais tanta degradação. Um dia, como o de hoje, uma ação que é mundial, com várias cidades trabalhando ao mesmo tempo, chama a atenção e ressalta a importância de não jogar lixo na praia. Um estudo aponta que, em 2050, se não houver uma mudança de hábitos, o peso de material de lixo no mar será maior do que o peso da fauna. Então a população, junto com a Prefeitura, precisa fazer sua parte”, ressaltou o gestor.

Sobre o Clean Up Day

O Clean Up é uma iniciativa mundial realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), que ocorre desde 1993 e que mobiliza em torno de 35 milhões de voluntários em cerca de 130 países.

Em Maceió, o evento é uma iniciativa do Instituto Biota de Conservação e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh) e dos Escoteiros de Alagoas.