Economia

Consulte o valor que você poderá sacar do PIS/Pasep

Calendário de pagamento para idosos e aposentados começa no dia 19 de outubro

Por Exame 02/10/2017 10h10
Consulte o valor que você poderá sacar do PIS/Pasep
O trabalhador pode sacar o Pasep em uma agência do Banco do Brasil - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Aposentados, homens com idade a partir de 65 anos e mulheres com a partir de 62 anos de idade já podem consultar o valor das cotas do PIS/Pasep que poderão sacar este ano.

A Caixa, que fará o pagamento aos trabalhadores privados, e o Banco do Brasil, que fará o depósito dos valores para servidores públicos que participam do Pasep, criaram sites específicos para a consulta do dinheiro. Os trabalhadores privados devem consultar o site da Caixa, enquanto servidores públicos devem consultar o site do BB.

Na Caixa, basta que o trabalhador informe o CPF ou o número do PIS, data de nascimento e se é aposentado ou não para ter acesso ao extrato. O número do PIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão; em anotações gerais da sua Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;? e no extrato impresso do FGTS. 

Depois, com o número do PIS em mãos, é necessário cadastrar uma senha na internet em outro site para concluir a consulta. Caso o trabalhador já tenha a senha do Cartão Cidadão, já é possível cadastrar a senha internet. Caso não se lembra qual é, basta clicar em “Esqueci senha”, ler e aceitar o contrato de prestação de serviços e preencher os dados solicitados.

No Banco do Brasil os servidores precisam informar o CPF ou o número de inscrição no Pasep, que pode estar anotado na Carteira de Trabalho, e também a data de nascimento.

Saques foram antecipados

O presidente Michel Temer anunciou, nesta semana, a MP 797/2, que diminuiu a idade para os saques de contas do PIS/Pasep para homens com idade a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, os recursos somente podiam ser sacados pelos trabalhadores que completassem 70 anos.

Foram liberados 15,9 bilhões de reais para aproximadamente 9 milhões de pessoas. Correntistas do Banco do Brasil e da Caixa terão os recursos creditados automaticamente, e não serão cobradas taxas para os trabalhadores que transferirem os recursos para outros bancos.

O saldo médio das contas é de 1,2 mil reais, sendo que a maioria dos trabalhadores tem saldo em torno de 750 reais na conta.

Quem tem direito

As cotas são o resultado dos créditos depositados por empregadores no Fundo PIS/PASEP entre os anos de 1971 a 4 de outubro de 1988. Ou seja, quem trabalha ou já trabalhou em empresa privada, tenha se cadastrado no PIS até o dia 4 de outubro de 1988 e ainda não tenha feito o saque total do saldo após esta data tem direito a receber as cotas do PIS.

Quem entrou no mercado de trabalho a partir da década de 90 tem direito aos abonos salariais, pagos anualmente pelo PIS/Pasep.

Calendário de pagamento

Os pagamentos serão feitos em três fases.

A partir do dia 19 de outubro poderão sacar o dinheiro os cotistas com mais de 70 anos. Já a partir de 17 de novembro serão disponibilizados os recursos para aposentados; e no dia 14 de dezembro poderão sacar o dinheiro mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos.