Cidadania

Reeducandos participam de boas ações em Marechal Deodoro

Formalização de convênios efetiva reintegração social dos egressos do sistema prisional e melhora acesso ao Polo Aprígio Vilela

Por 7 segundos Maceió com Agência Alagoas 15/10/2017 08h08
Reeducandos participam de boas ações em Marechal Deodoro
Reeducandos do sistema prisional atuaram na limpeza - Foto: Agência Alagoas/Jorge Santos

Os reeducandos inseridos no projeto 'Uma nova história' participaram de ações contínuas no município de Marechal Deodoro ao longo deste ano. Além de atuar na força-tarefa para limpar e reconstruir as áreas atingidas pelas fortes chuvas no mês de junho, os custodiados foram responsáveis pela capinagem e manutenção do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em setembro.

Na terça-feira (10), o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social, major Marcos Henrique do Carmo, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro, Rafael Wong. O gestor municipal fez questão de agradecer pelo trabalho desenvolvido pelos reeducandos e doar cestas básicas para os custodiados.

Durante o encontro, que também contou com a presença da gerente de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, foi debatida a formalização de novo convênio para empregar mais egressos do sistema prisional no Polo Multifrabril. Atualmente existem 32 convênios com instituições públicas e privadas, uma delas é a BBAA Nordeste, situada no Polo. Ao todo, 700 reeducandos estão inseridos no mercado de trabalho através da Seris.

"Além de gerar renda, o índice de reincidência inferior a 2% mostra que o trabalho realmente é a mola propulsora para a mudança de vida dos custodiados A Ressocialização está de portas abertas para promover novas parcerias com outros órgãos, sejam estaduais, municipais ou da iniciativa privada. O importante é a abertura de novos postos de trabalho para os reeducandos", explica o secretário executivo de Gestão Interna.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro, Rafael Wong, reafirma a importância dos convênios para a sociedade. "Cerca de mil pessoas circulam diariamente pelo Polo e os serviços executados pelos reeducando garantem mais segurança para elas. O Governo do Estado está de parabéns e queremos levar esse trabalho adiante com a contratação dos egressos", conclui o secretário municipal.