Economia

Setor de serviços recua 5,9% de julho para agosto em Alagoas, diz IBGE

A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (17)

Por 7 Segundos Maceió 17/10/2017 12h12
Setor de serviços recua 5,9% de julho para agosto em Alagoas, diz IBGE
Centro de Maceió - Foto: Divulgação

O volume do setor de serviços registrou uma queda de 5,9% em Alagoas, na passagem de julho para agosto deste ano. A informação é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A pesquisa produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

De acordo com o levantamento, no Brasil, o setor registrou uma queda de 1%. A maior queda do setor foi registrada nos serviços prestados às famílias (-4,8%), seguido de atividades turísticas (-3,1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,6%), outros serviços (1%), transportes, serviços auxiliares de transportes e correio (0,7%) e serviços de informação e comunicação (0,3%).

As maiores quedas no setor de serviços, na comparação com o mês de julho, ocorreram em Alagoas (-5,9%), seguido da Paraíba (-3,6%) e Amazonas (-2,9%). Os estados que mais cresceram foram Roraima (9,8%), Bahia (3,8%) e Piauí (3,5%).