Trump diz acreditar que Cuba é responsável por ataques a diplomatas dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira acreditar que Cuba é responsável pelos supostos ataques acústicos a 22 funcionários da legação diplomática americana no país caribenho e que geraram uma crise bilateral.
"Sim, acredito que Cuba é responsável. Sim, acredito", disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca.
O presidente americano não fez mais comentários a respeito, além de dizer que o ocorrido em Havana foi "um ataque muito incomum".
O Departamento de Estado dos EUA ainda não culpou o governo cubano pelos ataques e reiterou que desconhece "o que ou quem" provocou esses incidentes, e o caso está sob investigação do FBI.
Por outro lado, os EUA acusam Cuba de não ter cumprido com a obrigação de garantir a segurança dos funcionários do governo americano em seu território.
O governo cubano, por sua vez, nega qualquer responsabilidade nos incidentes e alega que os investiga desde que teve conhecimento dos acontecimentos, mas se queixou da falta de cooperação das autoridades americanas no compartilhamento de informações e da falta de provas dos ataques.
Na semana passada, o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, afirmou que, para ele, "o governo cubano poderia acabar com os ataques aos diplomatas".
A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, disse depois que Kelly se referia provavelmente à obrigação de que o governo cubano tem, sob a Convenção de Viena, de "garantir a segurança de funcionários da legação diplomática".
Os "ataques" levaram o Departamento de Estado a reduzir ao mínimo o número de funcionários na embaixada americana em Havana, o que levou à suspensão da emissão de vistos e limitação dos serviços consulares de emergência.
O governo americano também ordenou na semana passada a expulsão de 15 funcionários da embaixada cubana em Washington, um passo que aumentou as tensões bilaterais.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
