Trump diz acreditar que Cuba é responsável por ataques a diplomatas dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira acreditar que Cuba é responsável pelos supostos ataques acústicos a 22 funcionários da legação diplomática americana no país caribenho e que geraram uma crise bilateral.
"Sim, acredito que Cuba é responsável. Sim, acredito", disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca.
O presidente americano não fez mais comentários a respeito, além de dizer que o ocorrido em Havana foi "um ataque muito incomum".
O Departamento de Estado dos EUA ainda não culpou o governo cubano pelos ataques e reiterou que desconhece "o que ou quem" provocou esses incidentes, e o caso está sob investigação do FBI.
Por outro lado, os EUA acusam Cuba de não ter cumprido com a obrigação de garantir a segurança dos funcionários do governo americano em seu território.
O governo cubano, por sua vez, nega qualquer responsabilidade nos incidentes e alega que os investiga desde que teve conhecimento dos acontecimentos, mas se queixou da falta de cooperação das autoridades americanas no compartilhamento de informações e da falta de provas dos ataques.
Na semana passada, o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, afirmou que, para ele, "o governo cubano poderia acabar com os ataques aos diplomatas".
A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, disse depois que Kelly se referia provavelmente à obrigação de que o governo cubano tem, sob a Convenção de Viena, de "garantir a segurança de funcionários da legação diplomática".
Os "ataques" levaram o Departamento de Estado a reduzir ao mínimo o número de funcionários na embaixada americana em Havana, o que levou à suspensão da emissão de vistos e limitação dos serviços consulares de emergência.
O governo americano também ordenou na semana passada a expulsão de 15 funcionários da embaixada cubana em Washington, um passo que aumentou as tensões bilaterais.
Últimas notícias

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
