Trump diz acreditar que Cuba é responsável por ataques a diplomatas dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira acreditar que Cuba é responsável pelos supostos ataques acústicos a 22 funcionários da legação diplomática americana no país caribenho e que geraram uma crise bilateral.
"Sim, acredito que Cuba é responsável. Sim, acredito", disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca.
O presidente americano não fez mais comentários a respeito, além de dizer que o ocorrido em Havana foi "um ataque muito incomum".
O Departamento de Estado dos EUA ainda não culpou o governo cubano pelos ataques e reiterou que desconhece "o que ou quem" provocou esses incidentes, e o caso está sob investigação do FBI.
Por outro lado, os EUA acusam Cuba de não ter cumprido com a obrigação de garantir a segurança dos funcionários do governo americano em seu território.
O governo cubano, por sua vez, nega qualquer responsabilidade nos incidentes e alega que os investiga desde que teve conhecimento dos acontecimentos, mas se queixou da falta de cooperação das autoridades americanas no compartilhamento de informações e da falta de provas dos ataques.
Na semana passada, o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, afirmou que, para ele, "o governo cubano poderia acabar com os ataques aos diplomatas".
A porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, disse depois que Kelly se referia provavelmente à obrigação de que o governo cubano tem, sob a Convenção de Viena, de "garantir a segurança de funcionários da legação diplomática".
Os "ataques" levaram o Departamento de Estado a reduzir ao mínimo o número de funcionários na embaixada americana em Havana, o que levou à suspensão da emissão de vistos e limitação dos serviços consulares de emergência.
O governo americano também ordenou na semana passada a expulsão de 15 funcionários da embaixada cubana em Washington, um passo que aumentou as tensões bilaterais.
Últimas notícias
[Vídeo] Inquérito descarta drogas e aponta embriaguez de policial que matou colegas em Delmiro
Quadras poliesportivas de Caraíbas do Lino e Alto Bonito entram na reta final das obras em Delmiro Gouveia
Carlos Alberto Parreira é internado em hospital particular do Rio de Janeiro
DMTT anuncia mudanças no trânsito na região da Av. Gustavo Paiva
Rodrigo Cunha firma parceria com Google para ampliar uso de tecnologia e inovação em Maceió
São João Raiz tem noite de acordeon e coco de roda nesta quarta-feira (17)
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
