Caminhada e ações de saúde marcam Dia D de Combate ao Câncer
O dia 23 de outubro, instituído pela Prefeitura de Maceió como Dia D de Combate ao Câncer de Mama, contou com uma programação diversificada
O dia 23 de outubro, instituído pela Prefeitura de Maceió como Dia D de Combate ao Câncer de Mama, contou com uma programação diversificada e cheia de atrações para alertar a população sobre a prevenção da doença. As ações se concentraram na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, de onde o grupo saiu em caminhada, no final da manhã, distribuindo panfletos e sensibilizando o público ao longo do calçadão do Comércio. A ação foi encerrada com almoço no Restaurante Popular.
A coordenadora da campanha e primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira, voltou a lembrar sobre como o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura, caso a doença seja diagnosticada. Ela informou que a campanha também orienta sobre a prevenção, que começa com hábitos saudáveis, incluindo atividade física e boa alimentação.
“O ciclo ideal para fazer o autoexame é logo após o período menstrual, para quem ainda está nessa fase, e essa é a melhor época para que a mulher detecte algo ou não. A nossa campanha hoje é mais um reforço das ações de combate ao câncer de mama, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil e nós precisamos reduzir esses índices”, disse.
Em parceria com as ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo de Mama Renascer, foram levadas ao público apresentações artísticas, dança do ventre, doação de cabelo, venda de camisetas da campanha, aferição de pressão e panfletagem. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também enriqueceu o evento, prestando diversos serviços de saúde, inclusive encaminhamento para mamografia, principal exame necessário caso a paciente detecte alguma alteração na mama.
“Esse dia coroa a inovação do Maceió Rosa 2017, que levou a nossa campanha às ruas, durante todo o mês de outubro. Levar as ações até onde as mulheres estão, como fizemos em praças, no centro e nas ruas, com conversa e informação, mostra o quanto é importante estar o tempo todo alerta sobre a necessidade de exames periódicos e alimentação saudável”, destacou a assessora Especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo.
O evento também contou com a presença das drag queens Paty Maionese e Rebeca Big Mac, que animaram o público e distribuíram panfletos de conscientização sobre o câncer de mama.
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
