Política

Renan Filho participa da entrega do título de Patrimônio do Mercosul à Serra da Barriga

Área em União dos Palmares é considerada sagrada e de grande representatividade para o povo negro, tombada pelo Iphan desde 1986

Por Daniel Borges, com Fundação Palmares/Agência Alagoas 10/11/2017 09h09
Renan Filho participa da entrega do título de Patrimônio do Mercosul à Serra da Barriga
Entrega será no sábado - Foto: Divulgação

O governador Renan Filho participa neste sábado (11), em União dos Palmares, da cerimônia de entrega do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à região da Serra da Barriga. A área é considerada sagrada e de grande representatividade para o povo negro, onde foi criado o maior foco de resistência escrava do Brasil, o Quilombo dos Palmares.

A solenidade deste sábado tem início às 9h, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, e faz parte de uma série de ações que marcam o Mês da Consciência Negra no Brasil.

A escolha da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul aconteceu durante a XIV Reunión de la Comisión de Patrimonio Cultural do Mercosul Cultural, em maio deste ano, na Argentina. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que preparou o dossiê de candidatura com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Secult e das instâncias locais alagoanas, a escolha, além de contribuir para o reconhecimento dos indivíduos e suas comunidades de matrizes africanas no continente americano, e nos países da região, representa uma reparação às perseguições e à intolerância praticadas contra o povo negro e reveladas através dos quilombos. A Serra da Barriga é um bem tombado pelo Iphan desde 1986 e monumento nacional desde 1988.

Serviço:
Renan Filho participa da entrega do título de Patrimônio do Mercosul à Serra da Barriga
Local: Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Serra da Barriga, município de União dos Palmares
Horário: 9 horas