Alagoas registra mais de 29% de abstenção no 2º dia de aplicação do Enem

No segundo dia para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (12), Alagoas registrou 29,2% de abstenções, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice foi ainda maior que na primeira etapa, no último dia 05, quando o Estado registrou 27,3% de abstenção. Ao todo, 118.725 pessoas se candidataram para fazer a prova em Alagoas.
De acordo com o Inep, em todo o Brasil, do total de 6.731.344 inscritos para o Enem 2017, 68% compareceram. A abstenção foi de 32% nesse segundo domingo e de 29,8%, no dia 05. No total, 580 participantes foram eliminados, sendo 578 deles por descumprimento do edital e dois por recusa em fazer a coleta do dado biométrico.
Somadas às 264 eliminações do primeiro domingo, a aplicação termina com um total de 842 participantes desclassificados, número inferior a outras edições. Foram registradas apenas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 neste domingo e 113 no domingo passado, 5. Os casos não comprometeram a aplicação. O Enem 2017 teve 6.731.344 inscrições confirmadas.
Para o Ministro da Educação, Mendonça Filho, este foi o Enem mais seguro dos últimos anos, com todo planejamento seguido à risca. “Conseguimos alcançar um objetivo geral. Foi um Enem tranquilo, com mais conforto para os estudantes e, finalmente, onde se premia o mérito e o bom desempenho”, afirmou.
Reaplicação – Pelo menos 3.581 pessoas farão a reaplicação do Enem, nos dias 12 e 13 de dezembro, quando as provas também serão aplicadas para as pessoas privadas de liberdade (PPL). O grau de dificuldade da prova é equivalente. São 3.570 casos de participantes afetados pela interrupção de energia em seus locais de prova, no domingo 05, em Teresina (PI), Olinda (PE) e Uruaçu (GO). Os outros 11 casos foram decisões judiciais para aplicação em classe hospitalar, ou decisões da Comissão de Demandas do Inep para atender participantes que tiveram problemas com identificação ou por não terem solicitado os recursos que necessitavam para fazer a prova.
Nesse domingo, as áreas de conhecimento avaliadas foram Matemática e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias. É a primeira vez que as duas áreas são aplicadas no mesmo dia.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
