Carteira Nacional de Habilitação eletrônica já está disponível em Alagoas
Depois de Góias e Distrito Federal, Alagoas é a terceira unidade federativa a oferecer o serviço

Motoristas alagoanos já podem utilizar o novo serviço de Carteira Nacional de Habilitação Digital, implantado nesta terça-feira (21), pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
O novo formato da habilitação, que possui a mesma fé pública do documento em papel, tem o intuito de proporcionar maior mobilidade, praticidade e comodidade aos usuários que necessitam transitar com o documento de porte obrigatório.
Depois de Góias e Distrito Federal, Alagoas é a terceira unidade federativa a oferecer o serviço, que é único para cada aparelho celular e traz dados criptografados que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.
“Desde o dia 26 de setembro, o Detran/AL já estava apto para emitir a CNH digital, esperando apenas a liberação da plataforma de comunicação com a base nacional. Para nós é uma grande alegria poder oferecer o serviço aos nossos usuários, que também irá facilitar o trabalho dos agentes de trânsito, reforçando ainda mais a segurança durante as abordagens”, salientou o diretor-presidente da autarquia, Antonio Carlos Gouveia.
Para obter o documento eletrônico, o condutor que tiver o novo modelo da CNH com QR-Code, emitida após o dia 2 de maio deste ano, poderá baixar o aplicativo “CNH Digital”, que já está disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais Apple Store e Play Store (Android).
Após baixar o aplicativo, o usuário deverá atualizar os dados pessoais junto à base nacional no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e se dirigir até um posto de atendimento do Detran/AL para garantir presencialmente seus dados cadastrais.
Com o acesso ao Portal e com os dados confirmados, é possível solicitar um código de ativação para a CNH digital, que será envidado por e-mail e em seguida é só continuar as orientações.
O processo de implantação do documento eletrônico nos 27 departamentos de trânsito do Brasil deverá ser concluído até 1º de fevereiro do próximo ano, de acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O Detran/AL alerta ainda que, quem possui a versão antiga do documento e deseja obter a habilitação eletrônica precisará atualizar os dados e solicitar a emissão de 2ª via. Caso o condutor esteja com o prazo de validade da CNH próximo ao vencimento, basta emitir a guia de renovação para, então, solicitar a habilitação digital.
Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas em Feira Grande

PCC controla ao menos 40 fundos de investimentos com patrimônio de mais de R$ 30 bilhões

Caso Felca: adolescente é detido em Arapiraca suspeito de ‘desafios na internet’ que promoviam pornografia infantil

Polícia apreende 75 celulares em apartamento de suspeito de tráfico em Maceió

Homem agride companheira com cabo de vassoura e é preso no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
