Preso no Uruguai, doleiro de Cabral volta ao RJ e deve fazer delação
Vinícius Vieira Barreto Claret, o "Juca Bala", chega à capital fluminense esta semana e segue para a penitenciária de Benfica
O doleiro brasileiro Vinícius Vieira Barreto Claret, o "Juca Bala", apontado como um dos operadores financeiros do esquema montado por Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, chega à capital fluminense esta semana.
Preso no Uruguai, a mando da polícia brasileira, ele teve a extradição decretada pela Justiça daquele país. Seu nome surgiu nas investigações da operação Calicute, braço da Lava Jato no Rio, após os depoimentos dos irmãos Renato e Marcelo Chebar, que fecharam acordo de colaboração premiada.
Segundo eles, quando o esquema de propina de Cabral ficou muito grande, Juca Bala foi acionado para atuar na lavagem de dinheiro.
A volta do doleiro ao país levanta especulações sobre uma possível delação, que poderia dar aos investigadores acesso à lista de clientes que drenaram, nos últimos anos, dinheiro de origem suspeita do Brasil para os paraísos fiscais, estaria mais próximo.
"Num primeiro momento, ambos estavam com medo de retornar ao Brasil porque existia muita confusão sobre qual foi o verdadeiro papel de meus clientes nessa história", disse o advogado de Juca, o uruguaio Juan Fagundez.
Ele usou o plural para se referir ao sócio do doleiro, identificado como Cláudio Fernando Barbosa, o "Tony", que também foi preso em Punta del Este.
No Brasil, Juca Bala seguirá para a penitenciária de Benfica, Zona Norte da capital fluminense.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
