Geral

Cupom de desconto do Burger King é golpe no WhatsApp

Uma mensagem que circula no aplicativo oferece 50 reais na rede de lanches e vem acompanhada de um link malicioso, que supostamente dá acesso à promoção

Por Veja 04/01/2018 06h06
Cupom de desconto do Burger King é golpe no WhatsApp
A empresa negou que esteja oferecendo o cupom que aparece na mensagem - Foto: Gero/Fotoarena/Folhapress

Um novo golpe começou a se propagar pelo WhatsApp, desta vez envolvendo a rede de lanches Burger King. Os usuários do aplicativo recebem uma mensagem oferecendo um suposto cupom de 50 reais de desconto nas lojas da rede, junto com um link no qual deve ser feito um cadastro. A empresa informou que a promoção é falsa.

Segundo o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da empresa de segurança PSafe, o esquema do golpe é semelhante a outros que circulam no aplicativo. A vítima é induzida a clicar em um link malicioso que se parece com a URL da empresa. Assim, ela é direcionada a um site falso e encaminhada para fazer um cadastro em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou induzida a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de ataques. A mensagem ainda apressa os usuários a fazer o cadastro, afirmando que a promoção “está acabando”.