IMA divulga resultado da análise sobre mortandade de peixes em Porto de Pedras
Efluentes emitidos no rio por usina causou o dano ambiental
O Laboratório de Estudo Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) concluiu, nesta quinta-feira (4), a análise das coletas sobre o rio Manguaba, após técnicos do Instituto verificarem mortandade de peixes na praia de Porto de Pedras, onde o rio desagua.
Segundo Manuel Messias, gerente do laboratório do IMA/AL, os resultados apresentados não confirmaram poluição por emissão de efluentes de indústria. “Foi realizada coleta em três pontos tendo por base uma usina apontada como causa do desequilíbrio pela população, mas os resultados não apresentaram irregularidade no lançamento”, explica.
Durante fiscalização realizada pela gerência de monitoramento e fiscalização, junto com a equipe do laboratório, moradores também apontaram fortes chuvas ocorrendo no dia antecedente ao episódio.
Em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a equipe confirmou o registro de chuva de aproximadamente 60 milímetros de água nos dias 23 e 24 de dezembro.
“A água apresentou desconformidade na turbidez devido ao elevado teor do material de suspensão. A chuva alagou as margens ribeirinhas do Manguaba, o que pode ter carreado bastante sedimento das margens e suspendido outros sedimentos de fundo, causando impacto na bacia hidrográfica”, explicou Manuel Messias.
Tal desequilíbrio na bacia pode gerar asfixia nos animais marinhos devido a deficiência de Oxigênio Dissolvido (OD), que de acordo com gerente do laboratório, é uma das causas da mortandade dos peixes.
Pollyana Gomes, gerente de monitoramento e fiscalização do órgão, garante que as equipes continuarão monitorando a região para identificar se há ocorrência de novos eventos similares.
“Iremos com a equipe do laboratório realizar uma nova coleta no próximo mês, e contamos com o apoio da população para nos comunicar caso verifique alguma diferença no ambiente”, afirmou Pollyana Gomes.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
