IMA divulga resultado da análise sobre mortandade de peixes em Porto de Pedras
Efluentes emitidos no rio por usina causou o dano ambiental

O Laboratório de Estudo Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) concluiu, nesta quinta-feira (4), a análise das coletas sobre o rio Manguaba, após técnicos do Instituto verificarem mortandade de peixes na praia de Porto de Pedras, onde o rio desagua.
Segundo Manuel Messias, gerente do laboratório do IMA/AL, os resultados apresentados não confirmaram poluição por emissão de efluentes de indústria. “Foi realizada coleta em três pontos tendo por base uma usina apontada como causa do desequilíbrio pela população, mas os resultados não apresentaram irregularidade no lançamento”, explica.
Durante fiscalização realizada pela gerência de monitoramento e fiscalização, junto com a equipe do laboratório, moradores também apontaram fortes chuvas ocorrendo no dia antecedente ao episódio.
Em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a equipe confirmou o registro de chuva de aproximadamente 60 milímetros de água nos dias 23 e 24 de dezembro.
“A água apresentou desconformidade na turbidez devido ao elevado teor do material de suspensão. A chuva alagou as margens ribeirinhas do Manguaba, o que pode ter carreado bastante sedimento das margens e suspendido outros sedimentos de fundo, causando impacto na bacia hidrográfica”, explicou Manuel Messias.
Tal desequilíbrio na bacia pode gerar asfixia nos animais marinhos devido a deficiência de Oxigênio Dissolvido (OD), que de acordo com gerente do laboratório, é uma das causas da mortandade dos peixes.
Pollyana Gomes, gerente de monitoramento e fiscalização do órgão, garante que as equipes continuarão monitorando a região para identificar se há ocorrência de novos eventos similares.
“Iremos com a equipe do laboratório realizar uma nova coleta no próximo mês, e contamos com o apoio da população para nos comunicar caso verifique alguma diferença no ambiente”, afirmou Pollyana Gomes.
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
