Movimentos sociais e sindicalistas realizam marcha pelas ruas de Maceió
Diversas manifestações pró e contra a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrem em diversas cidades do país, desde as primeiras horas desta quarta-feira (24). Em Maceió, cerca de dois mil integrantes de movimentos sociais e sindicalistas saíram pelas ruas de Maceió, em um ato a favor do pestista.
Os manifestantes se concentraram por volta das 8h, na Praça do Centenário e saíram em marcha por volta das 10h. Segundo a Frente Popular, organizadora do ato, os protestos irão ocorrer ao longo do dia, até o desfecho do julgamento do ex-presidente, que ocorre na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.
"Diante das provas apresentadas pela defesa de Lula e de todas as arbitrariedades cometidas pelo juiz Sergio Moro e pela Lava-Jato na tentativa de prender e inabilitar o ex-presidente, o MST compreende o julgamento como parte consequente do golpe contra a democracia impetrado em 2016 contra a presidenta Dilma (PT)", explica Jaime Amorim, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhares Rurais Sem Terra (MST).
Devido ao protesto, o trânsito está congestionado no sentido Tabuleiro/Centro.
Do julgamento
Se condenado, o ex-presidente poderá recorre no próprio TRF-4 e só depois que todos os recursos se esgotarem ele pode ter deferida sua inelegibilidade. Uma decisão unânime do colegiado formado por três desembargadores tornaria mais complicada a vida de Lula e aceleraria o processo que pode impedir o ex-presidente de concorrer às eleições, mas um único voto favorável daria à Lula tantas possibilidades de recursos que seria pouco provável seu impedimento de se candidatar no pleito de 2018.
Em Porto Alegre uma multidão já está reunida no entorno do Fórum onde ocorre o julgamento, na tentativa de pressionar o Judiciário pela absolvição do pré-candidato que desponta em primeiro lugar em todas as pesquisas eleitorais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
