Segurança

Polícia Civil inicia treinamentos em delegacias regionais nesta terça

Instituição vai interiorizar cursos para atender policiais lotados no interior do Estado

Por Agência Alagoas 02/02/2018 16h04
Polícia Civil inicia treinamentos em delegacias regionais nesta terça
Polícia Civil inicia calendário de treinamentos em delegacias regionais no dia 6 - Foto: Agência Alagoas

Após realizar o Curso de Formação dos novos agentes de polícia, a Delegacia Geral e a Gerência da Academia de Polícia Civil (Gapocal) iniciam na próxima terça-feira (6) o calendário de uma série de treinamentos e cursos destinados aos policiais civis alagoanos.

A ideia do delegado-geral Paulo Cerqueira é interiorizar as ações da academia a partir de instruções aos policiais nas sedes das 11 delegacias regionais, englobando também os policiais das distritais de cada uma dessas regionais.

O primeiro treinamento será de manuseio e emprego de arma de fogo e identificação de explosivos (pela manhã) e tiro policial (à tarde), e vai alcançar inicialmente os policiais lotados na regional e nas distritais de Arapiraca, estando prevista a sua realização para o próximo dia 6.

De acordo com o coordenador do treinamento, agente de polícia Alexandre Galvão, pelo calendário, os demais treinamentos neste primeiro semestre acontecerão em São Miguel dos Campos (08/02), Palmeira dos Índios (20/01), Penedo (22/02), União dos Palmares (27/02), Novo Lino (07/03), Viçosa (14/03), Matriz do Camaragibe (21/03), Batalha (04/04), Santana do Ipanema (11/04) e Delmiro Gouveia (18/04). No segundo semestre, os treinamentos voltarão a ocorrer em todas essas regionais.

A ideia é a academia deslocar toda a estrutura para a promoção das instruções nas sedes das regionais. “Nem sempre os policiais que trabalham no interior têm a oportunidade de se deslocarem até Maceió para participar de treinamentos; por isso, a academia vai até eles, com instruções de diversas modalidades durante um dia inteiro”, explicou Alexandre Galvão.

Além dele, os treinamentos terão também como instrutores os policiais Diego Melo, Adjeferson Alves, Antônio de Pádua, Roger Matos e Eraldo Melo. A Gapocal, que tem como diretor o delegado Antônio Carlos Lessa, também vai promover, durante todo o ano, vários cursos de alinhamento operacional, de desenvolvimento policial, de alinhamento para escrivães e de inteligência em operações policiais.

O primeiro curso de alinhamento operacional está previsto para o período de 26 de março a 2 de abril, e devem acontecer mais cinco edições ao longo do ano. O curso de desenvolvimento policial é destinado aos policiais das delegacias especializadas, sendo o primeiro deles no período de 4 a 8 de junho, e mais dois ocorrerão ainda este ano.

Já os cursos de alinhamento para escrivães acontecerão de 20 de maio a 2 de junho, e de 10 a 14 de setembro, e os cursos de inteligência em operações policiais estão previstos para os períodos de 7 a 15 de maio e 24 de setembro a 2 de outubro. Todos eles serão ministrado na sede da academia, no bairro Santa Amélia.

A realização de um campeonato interno de tiro, idealizado pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, também será realizado este ano, sendo o seu início previsto para o mês de março.