Médico de Lula pede desfibrilador: 'A pressão está alta e ele, emocionado
Na sala 207, no segundo andar do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, Luiz Inácio Lula da Silva está abatido e com a pressão alta. Por volta das 15h, o médico Gustavo Johnen pede que o enfermeiro com o desfibrilador fique por perto. “Ele está muito emocionado, é diabético e a pressão está alta”, diz o médico.
Lula já comunicou a todos que só vai tomar a decisão do que vai fazer nos últimos minutos. A ordem emitida pela Justiça de Curitiba é a de que o ex-presidente se entregue até as 17h.
Dividido em cômodos, o espaço abriga cerca de 100 pessoas. Por lá, estão amigos e apoiadores, como a pré-candidata à presidência Manuela d'Ávila (PDdoB), o também pré- candidato e líder do MTST Guilherme Boulos (PSol), a colega de partido e ex-Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres Eleonora Menicucci, a filósofa Márcia Tiburi, exMinistro Celso Amorim, a deputada-federal Maria do Rosário (PT), a presidente do PT Gleise Hoffman e um dos fundadores da Midia Ninja Pablo Capilé e o vereador Eduardo Suplicy (PT).
Um a um, eles entram e saem do segundo ambiente, onde o ex-presidente permanece. Quem aguarda no segundo ambiente, se mostra apreensivo, mexendo no celular a todo o momento. Em tom de brincadeira, deputados e vereadores tiram a pilha do relógio de parede para evitar o fatídico horário limite.
Ao lado do médico, em uma sala sem adornos, que conta apenas com duas garrafas térmicas abastecidas de café, Lula demonstra estar há muitas horas sem dormir. Tem olheiras profundas e se abastece com água mineral.
Em meio às visitas, a cineasta Petra Costa e uma cinegrafista circulam livremente e captam todos os detalhes para um documentário sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que vai ser lançado em agosto.
A movimentação é acompanhada de uma trilha sonora vinda do andar debaixo. Um grupo da juventude petista protesta com tambores ao som de funk e hits da Anitta. "Não à prisão de Lula, abaixo o golpe. Vai dar PT, vai dar."
Um lanche é servido às 15h30. Sim, pão com mortadela. Para beber, apenas suco, refrigerante, água e café. Nada alcoólico. A todo momento, Lula tira sefies com os conhecidos que vão chegando. Um casal traz um bebê de 10 dias para receber um beijo do ex-presidente. Dois senhores comentam: "Quem diria, hein? Quarenta anos depois, a gente tá aqui no sindicato de novo, e o Lula com um mandado de prisão."
Uma hora antes do prazo final, vereadores e deputados do PT se reúnem no que está sendo chamada de "Reunião da Bancada". Eles informam que os advogados do expresidente querem que ele se entregue.
Alguns minutos se passam. Lula vai para uma sala com os advogados
Veja também
Últimas notícias
Mulher é achada morta em cima da cama no município de Craíbas
Jovens são presos suspeitos de tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Prefeitura de Maragogi promove Caminhada da Inclusão em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo
Célia Rocha se filia ao PSDB e reforça grupo político de JHC em Alagoas
Cabo Bebeto critica obra de R$ 70 milhões na BR-101 e dispara contra Renan Filho e Lula
Câmeras registram momento em que motociclista é arremessado sobre veículo no Jardim Petrópolis
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
