Alagoas: mais de 25 mil mesários atuarão nas Eleições 2018
Mais de 25 mil alagoanos deverão atuar como mesários nas eleições de outubro próximo, nas mais de 6300 seções espalhadas por todo o Estado. Entre voluntários e convocados, estes cidadãos são os grandes responsáveis pelo bom funcionamento dos locais de votação no dia da eleição. Desde 2016, além dos treinamentos presenciais, os mesários podem se capacitar on-line através da modalidade de ensino a distância (EAD).
“Quando se fala em trabalhar nas eleições como mesário, auxiliando a Justiça Eleitoral, muitas pessoas não atentam para as vantagens desse trabalho voluntário. Entre elas está o direito a dois dias de dispensa no trabalho, sendo mais dois dias de dispensa para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação servirá como critério de desempate em concursos públicos. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito, ainda, a 30 horas de crédito na grade extracurricular”, destacou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques.
Para os servidores públicos, o exercício da atividade de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção. Com a entrega de certificado, ainda há o reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos. Quem for convocado e não puder comparecer, deve apresentar um pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que avaliará caso a caso. Para ser mesário, o eleitor deve estar regular perante a Justiça Eleitoral.
Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) e preencher o formulário de inscrição. Esta inscrição irá para o cadastro de reserva do cartório eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade. “Se inscrever como mesário voluntário já demonstra interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã. Este cidadão passa a ser o representante da Justiça Eleitoral perante a sua comunidade, nos dias das Eleições”, enfatizou o desembargador Malta Marques.
Últimas notícias
Criança de 4 anos entra em máquina de bichos de pelúcia; ‘Eu fiquei apavorada’, diz mãe
Trapezista morre após despencar dez metros durante apresentação em Sergipe
Prefeitura entregará Kits da 24ª Corrida da Emancipação de Arapiraca no Ginásio João Paulo II
Mais de 350 famílias de quilombolas conquistam o direito à água em Arapiraca
Veículo pega fogo e fica completamente carbonizado em Palmeira dos Índios
Dólar abre em queda após reunião entre Lula e Trump e com expectativa de acordo entre EUA e China
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
