Alagoas: mais de 25 mil mesários atuarão nas Eleições 2018
Mais de 25 mil alagoanos deverão atuar como mesários nas eleições de outubro próximo, nas mais de 6300 seções espalhadas por todo o Estado. Entre voluntários e convocados, estes cidadãos são os grandes responsáveis pelo bom funcionamento dos locais de votação no dia da eleição. Desde 2016, além dos treinamentos presenciais, os mesários podem se capacitar on-line através da modalidade de ensino a distância (EAD).
“Quando se fala em trabalhar nas eleições como mesário, auxiliando a Justiça Eleitoral, muitas pessoas não atentam para as vantagens desse trabalho voluntário. Entre elas está o direito a dois dias de dispensa no trabalho, sendo mais dois dias de dispensa para quem participar do treinamento. Além disso, a atuação servirá como critério de desempate em concursos públicos. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito, ainda, a 30 horas de crédito na grade extracurricular”, destacou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques.
Para os servidores públicos, o exercício da atividade de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção. Com a entrega de certificado, ainda há o reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.
Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos. Quem for convocado e não puder comparecer, deve apresentar um pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que avaliará caso a caso. Para ser mesário, o eleitor deve estar regular perante a Justiça Eleitoral.
Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) e preencher o formulário de inscrição. Esta inscrição irá para o cadastro de reserva do cartório eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade. “Se inscrever como mesário voluntário já demonstra interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã. Este cidadão passa a ser o representante da Justiça Eleitoral perante a sua comunidade, nos dias das Eleições”, enfatizou o desembargador Malta Marques.
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
