Maceió recebe o 3° Workshop Latin Alagoas nesta quinta-feira (26)
O evento será realizado no Hotel Best Western, no bairro da Pajuçara.

Médicos e autoridades alagoanas reúnem-se, nesta quinta-feira (26), a partir das 14h, para o 3° Workshop LATIN Alagoas - um modelo estadual para o Brasil, que celebra o avanço no diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio na rede SUS. O evento será realizado no Hotel Best Western, no bairro da Pajuçara.
O programa America Telemedicina Infarct Network (LATIN) promove o intercâmbio de informações médicas de um local a outra via comunicações eletrônicas de forma rápida e eficaz. Desde a sua implantação em junho de 2016, já tendeu mais de 20 mil pessoais e vem revolucionando o atendimento as vítimas de infarto em Alagoas cujo diagnóstico acontece com agilidade, evitando sequelas e mortes em razão de problemas cardíacos. A eficácia na execução do programa premiou Alagoas com o melhor desempenho do país no diagnóstico e tratamento o infarto na rede SUS do Brasil.
A evolução do LATIN Alagoas é o reflexo do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, executado no HGE, gerido pela Fundação Cordial – braço social do Hospital do Coração de Alagoas, sob supervisão do cardiologista Dr. Ricardo César, coordenador do LATIN em Alagoas, que tem ajudado a salvar vidas e provocado mudança radical na forma de atender os usuários do SUS, tornando Alagoas um modelo estadual para o Brasil.
Funcionamento do Programa LATIN
Ao ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o paciente com suspeita de infarto é submetido a um eletrocardiograma, que é transmitido via internet para análise na Central de Telemedicina do Hospital do Coração de Alagoas. O laudo com o resultado retorna para a equipe da UPA em até dez minutos, informando se é necessário ou não submeter o paciente ao trombolítico, medicamento que desobstrui as artérias do coração. Se confirmado o diagnóstico de infarto, o paciente é encaminhado para o serviço de Hemodinâmica do HGE, onde recebe todos os cuidados necessários.
No interior, o Latin funciona nas UPAs de Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos e Coruripe, além de Arapiraca, no Hospital Regional. Em Maceió, o serviço está disponível nas UPAs do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes.
Confira a programação:
DATA: 26 de abril / das 14h às 18h
LOCAL: Hotel Best Western
14h - Início do evento – Boas-Vindas
- Pocket Show Quarteto de Cordas Filarmônica de Alagoas
14h15 – 14h45 - Abertura
- Gov. Renan Filho / Sec. Christian Teixeira / Dra. Marta Celeste de Oliveira - Gerente HGE / Dr. Ricardo César Cavalcanti – Coord. Programa LATIN Alagoas / Dr. José Wanderley Neto – Presidente de Honra Fund. Cordial.
14h45 – 15h45 - Panorama do LATIN na América Latina
Wilson Martins
15h15 – 16h - Coffe Break
16h – 17h15 - Colóquio – Problemas e Soluções
- Coordenação: Dr. Ricardo César Cavalcanti / Dra. Janaina Gouveia / Wilson Martins
UPAS – Maceió – Dra. Sandra Gico / UPAS – Interior – Dr. Adailton Leão / SAMU – Major BM Dárbio Alvim / HGE – Dr. Alex Vieira / Hemodinâmica HGE – Dr. Acelino Souza
17h15 – 18h - Lançamento do HUB Hospital do Coração de Alagoas – Encerramento
Veja também
Últimas notícias

Central de Transplantes de Alagoas promove VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos

Laudo de Bolsonaro indica câncer de pele, diz médico

Família faz campanha para conseguir pagar exames de criança de Campestre com suspeita de encefalite

Deputados se preparam para votar urgência da anistia contra a vontade de parte da população

Prefeitura de Rio Largo promove ação "Prefeitura Presente" no dia 20 de setembro

1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
