Governo do Estado inaugura pavimentação asfáltica em Coqueiro Seco
Renan Filho anuncia que Pró-Estrada vai recuperar estrada que liga este município a Santa Luzia do Norte
"Nascido e criado" em Coqueiro Seco - como bem gosta de ressaltar - o aposentado Adailton José dos Santos, 64 anos, contempla a lagoa Mundaú, emoldurada, do outro lado, por Maceió. "Eu não imaginava nunca que um dia o asfalto chegaria por aqui", confessa ele.
E chegou! O Programa Pró-Estrada, executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) pavimentou 5,3 quilômetros de vias urbanas na cidade. A obra foi inaugurada na manhã desta terça-feira (12) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, acompanhados pela prefeita do município, Decele Damaso.
"Essa obra facilitou e muito a nossa vida. A gente olha assim é já nota a diferença. É outra coisa", arrematou Adailton José.
As principais ruas da cidade receberam os serviços de pavimentação asfáltica ao longo dos 5,3 quilômetros. Mais de cinco mil moradores foram beneficiados. O mototaxista Djair Ferreira dos Santos, 44, é um deles.
"Além de facilitar o nosso trajeto, dá mais mobilidade pra gente que é mototaxista. Por outro lado, a manutenção e a limpeza ficam mais fáceis", constatou ele.
Em entrevista coletiva, Renan Filho anunciou que o Pró-Estrada vai recuperar e asfaltar a estrada que liga Coqueiro Seco a Santa Luzia do Norte. Este também terá as vias urbanas pavimentadas.
"Daremos sequência aos investimentos na região, garantindo melhor mobilidade urbana e um novo astral para as cidades alagoanas", afirmou o governador. Para Satuba, ele anunciou que o município será contemplado com um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), equipamento que congrega, num único e moderno prédio, as polícias Civil e Militar.
Durante a cerimônia em Coqueiro Seco, o governador fez a entrega de uma ambulância e de um trator equipado com grade aradora. A máquina faz parte do Programa de Mecanização Agrícola e o veículo integra o lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos, usadas no transporte de pacientes entre unidades de saúde.
Pró-Estrada
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano recordou que há dois anos, quando o Pró-Estrada foi criado, o intuito era chegar a todos os 102 municípios alagoanos. Hoje, o Programa já está presente com serviços de infraestrutura viária em mais de 70% do Estado.
"O governador já determinou que cheguemos a todos os 102 municípios com esse Programa que tem transformado nossa malha viária", enfatizou Mosart Amaral.
Desde 2016 elevando o padrão das estradas, vias urbanas, acessos e rodovias de Alagoas, o Pró-Estrada já atua em mais de mil, dos 1.800 quilômetros totais da malha estadual com serviços de reconstrução, pavimentação e implantação em mais de 70 municípios.
A prefeita de Coqueiro Seco revelou outro projeto que pretende desenvolver em parceria com o Governo do Estado. Trata-se da estrada de acesso ao município pelo Povoado Cadoz. A obra pretende incentivar o turismo ecológico e religioso.
"A gente precisa desenvolver sócio e economicamente nosso município e sem estradas isso não é possível. Tenho certeza que o governador vai priorizar essa obra. A estrada do Cadoz é um grande viés para o turismo. Já tenho todo o projeto na cabeça e vamos avançar", afirmou ela.
Acompanhado da prefeita, o governador e o deputado federal Ronaldo Lessa visitaram a Escola Municipal de Educação Básica Professora Celina Pedrosa Navarro. O prédio foi cedido ao município pelo Governo do Estado. Renan Filho anunciou que vai solicitar um estudo técnico para avaliar a possibilidade de construir um ginásio de esportes na unidade de ensino.
Prestigiaram, ainda, a solenidade os deputados estaduais Francisco Tenório e Ricardo Nezinho; e federal Maurício Quintella, dentre outras autoridades.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
