Gripe: vacinação é prorrogada pelo Ministério da Saúde
Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou mais uma vez a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que agora se estenderá até o dia 22 de junho. A medida foi tomada devido à baixa cobertura vacinal em alguns estados do país, aliada à preocupação com a proximidade do inverno – período de maior circulação dos vírus da gripe – e com o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Como o município de Maceió já está muito próximo de atingir a meta de 90% da população inserida no público prioritário da campanha, daremos seguimento à imunização, mas, a partir de segunda-feira (18), a aplicação das vacinas será feita apenas nas unidades de saúde do município”, afirma a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.
Eunice explica que a campanha tem como objetivo vacinar contra os três subtipos vírus da gripe: Influenza B, H1B1 e H3N2. Em Maceió, até o momento, a cobertura vacinal já atingiu a um total de 87,18%, superando a meta em alguns grupos, como o de idosos.
Estão inseridos no grupo prioritário pessoas a partir 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, grávidas em qualquer idade gestacional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional.
Além desses, também integram o grupo – mas precisam apresentar documentação para comprovar a sua condição – as puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Ampliação da vacina
O Ministério da Saúde já começou a avaliar a possibilidade de ampliar a vacinação contra a gripe, a partir do dia 25 de junho, para outros grupos que não foram contempladas no grupo prioritário da campanha. Caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
