Vacinação contra o sarampo será intensificada para profissionais do turismo
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Imunização, iniciará uma Intensificação Vacinal contra o sarampo no trade turístico da orla marítima de Maceió, nesta quarta-feira (11), com o objetivo de manter cidade fora da área de ocorrências da doença.
A intenção da ação é realizar uma atualização de vacinação contra a Tríplice Viral dos profissionais envolvidos com o Turismo em Maceió, prevenindo o surgimento do sarampo, rubéola e caxumba, evitando a reintrodução do vírus no município. O público alvo são todos os profissionais envolvidos com o setor, como trabalhadores da rede hoteleira, bares, restaurantes, taxistas, motoristas de aplicativo, jangadeiros, rodoviária, porto e aeroporto de Maceió.
A gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, contou que desde 1999 não há registros da doença em Maceió, mas para isso continuar acontecendo é fundamental manter a imunização atualizada. “As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou.
Eunice destaca ainda a importância dos pais manterem o calendário de vacinação de seus filhos atualizados, e, ao mesmo tempo, também ficarem atentos aos seus, visando prevenir o surgimento de doenças já erradicadas na cidade.
A intensificação conta com a parceira do Sindicato dos Taxistas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares De Alagoas (SHRBS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) e Sindicato dos motoristas de aplicativo de Maceió.
O que é o sarampo e como prevenir?
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.
A doença pode ser prevenida por meio da imunização com a vacina Tríplice Viral, indicada para crianças a partir de um ano de idade, adolescentes e adultos de até 49 anos.
A vacina Tríplice Viral está disponível para a população, conforme calendário básico de vacinação, em todas as salas de vacina de Maceió.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
