Receita acha pacotes de cocaína com foto de Pablo Escobar no porto do Rio
A Receita Federal encontrou e a Polícia Federal apreendeu nesta segunda-feira (30) um carregamento de 43 quilos de cocaína que seria enviado à Europa em um navio cargueiro que partiria do porto do Rio de Janeiro. Em parte dos tabletes com a droga havia desenhos com o rosto do colombiano Pablo Escobar - que se tornou um dos traficantes mais conhecidos do planeta.
A Polícia investiga se a foto de Escobar, que chefiou o cartel de Medellín e acabou morto em uma ação policial em 1993, seria uma espécie de propaganda ou "selo de qualidade" da droga.
Os pacotes com cocaína também traziam logotipos de bebidas e ao menos uma marca de vestuário feminino.
A droga estava no interior de contêineres que haviam sido embarcados em um navio em Montevidéu, no Uruguai. Do Rio, eles seguiriam para um porto na Europa.
Os contêineres foram identificados por meio de um processo de análise de risco, no qual a Receita seleciona as cargas com maior probabilidade de possuírem material ilícito. Isso acontece porque, devido ao grande número de navios que são carregados e descarregados diariamente no porto, é impossível fiscalizar todos os contêineres.