Vacinação contra sarampo e polio começa na segunda-feira
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade
Na próxima segunda-feira (6) será lançada a Campanha nacional de Vacinação Contra a poliomelite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Imunizações, vai dispensar as vacinas nas unidades de saúde e em alguns estabelecimentos durante o período da Campanha. O dia de mobilização nacional (Dia D) será dia 18 de agosto e a campanha se estende até o dia 31 de agosto.
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.
“Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar as crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e sarampo, independentemente da situação vacinal. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% da população alvo”, alerta a coordenadora da Gerência de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.
Além das unidades de saúde, terá vacina em postos fixos como Shopping Maceió, Parque Shopping, Shopping Pátio, Walmart e Carajás Home Center, que funcionarão em horário estendido. “A ideia é proporcionar mais opções de pontos de vacinação para a população para facilitar o acesso. Desde 1999 não há registros da doença em Maceió. As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou Eunice.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.
Poliomelite (paralisia infantil)
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
