Vacinação contra sarampo e polio começa na segunda-feira
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade

Na próxima segunda-feira (6) será lançada a Campanha nacional de Vacinação Contra a poliomelite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Imunizações, vai dispensar as vacinas nas unidades de saúde e em alguns estabelecimentos durante o período da Campanha. O dia de mobilização nacional (Dia D) será dia 18 de agosto e a campanha se estende até o dia 31 de agosto.
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.
“Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar as crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e sarampo, independentemente da situação vacinal. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% da população alvo”, alerta a coordenadora da Gerência de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.
Além das unidades de saúde, terá vacina em postos fixos como Shopping Maceió, Parque Shopping, Shopping Pátio, Walmart e Carajás Home Center, que funcionarão em horário estendido. “A ideia é proporcionar mais opções de pontos de vacinação para a população para facilitar o acesso. Desde 1999 não há registros da doença em Maceió. As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou Eunice.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.
Poliomelite (paralisia infantil)
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Veja também
Últimas notícias

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
