Vacinação contra sarampo e polio começa na segunda-feira
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade
Na próxima segunda-feira (6) será lançada a Campanha nacional de Vacinação Contra a poliomelite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Imunizações, vai dispensar as vacinas nas unidades de saúde e em alguns estabelecimentos durante o período da Campanha. O dia de mobilização nacional (Dia D) será dia 18 de agosto e a campanha se estende até o dia 31 de agosto.
O objetivo da Campanha é vacinar indiscriminadamente contra poliomielite e sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.
“Os pais ou responsáveis devem procurar as unidades de saúde para vacinar as crianças de um ano a menores de cinco contra a poliomielite e sarampo, independentemente da situação vacinal. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% da população alvo”, alerta a coordenadora da Gerência de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.
Além das unidades de saúde, terá vacina em postos fixos como Shopping Maceió, Parque Shopping, Shopping Pátio, Walmart e Carajás Home Center, que funcionarão em horário estendido. “A ideia é proporcionar mais opções de pontos de vacinação para a população para facilitar o acesso. Desde 1999 não há registros da doença em Maceió. As pessoas, às vezes, pecam por achar que por não termos casos, não é necessário se vacinar. Mas, para manter livre da doença, a gente precisa manter elevadas coberturas de vacinação”, explicou Eunice.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.
Poliomelite (paralisia infantil)
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
