Cidades

Paciente é diagnosticado com Malária em Maceió

No ano passado, foram registradas três suspeitas que acabaram não sendo comprovadas

Por 7 Segundos 10/08/2018 17h05
Paciente é diagnosticado com Malária em Maceió
Paciente foi infectado em uma viagem no estado do Pará - Foto: Ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió confirmou que um paciente foi diagnosticado com Malária na cidade. O homem se contaminou durante uma viagem ao estado do Pará, norte do país.

Não há muitas informações, mas o órgão garantiu que não há registro do vírus circulando na capital, e que outras duas suspeitas já foram descartadas.  

No ano passado, foram registradas três suspeitas que acabaram não sendo comprovadas.

A Malária

Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito, infectada por protozoários do gênero Plasmodium.

No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.

No caso de infecção por P. falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença.

Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.