Prefeitura realiza avaliações para identificar alunos com problemas auditivos
Estudantes que forem identificados com alguma dificuldade na audição são encaminhados para as Unidades de Saúde

Com o intuito de identificar os alunos com algum tipo de problema auditivo, a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde da Escola (PSE) está realizando uma Ação de Promoção a Saúde Auditiva nas escolas do município.
O desenvolvimento da audição, da fala e linguagem do aluno é observado por um profissional da Saúde, pelos pais e pelos professores. É feita a observação das reações da criança nos sons e ruídos da sua fala e linguagem, além da compreensão de ordens que permitem identificar os casos em que a avaliação especifica é recomendada.
Com a identificação realizada pelo professor na sala de aula por meio de observação, o enfermeiro realiza um questionário com os estudantes já identificados. Após a avaliação, se o aluno for detectado com algum tipo de dificuldade na audição, é encaminhado para um otorrinolaringologista, no Centro de Especialidades Estácio de Lima. Se após a avaliação, o aluno tiver pouco índice de problemas auditivos é encaminhado para a Unidade de Saúde mais próxima para realizar tratamentos de rotina com o Clínico Geral.
A ação é realizada em 18 escolas municipais e nos seis Núcleos de Educação Infantil (NEIs) de Marechal Deodoro. Além disso, os questionários feitos pelos enfermeiros são de acordo com a faixa etária de cada aluno.
De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde da Escola da Secretaria de Saúde, Isabelle Araújo, nas escolas que já receberam a ação, o índice de alunos identificados foi baixo.
“Nós já fomos em algumas escolas, e os resultados estão sendo muito baixos. Em algumas escolas nenhum aluno foi identificado, e em outras, apenas um ou dois estudantes. Na avaliação é feito uma observação no ouvido e algumas perguntas sobre o teste do ouvidinho. Essa ação, na verdade é uma parceria entre, os pais, profissionais da saúde e professores”, disse.
Veja também
Últimas notícias

Projeto de Cibele Moura que cria programa de moradia a mulheres de baixa renda é aprovado

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio ligado ao tráfico na Praia do Francês

Policiais da Oplit são capacitados para uso de drones em ações operacionais

Imagens flagram assaltante roubando mulher em rua do Salvador Lyra

Polícia Civil procura envolvidos em incêndio criminoso no viaduto de Jacarecica

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
