Após negativa de plano de saúde, Justiça garante cirurgia reparadora de mama
Uma adolescente de 16 anos teve o direito à cirurgia para correção de mama, garantida pela justiça em virtude da ação ingressada pela Defensoria Pública do Estado. De acordo com os autos, apesar dos laudos de médicos apontarem para a necessidade da cirurgia, a Operadora de Plano de Saúde Sul América Companhia de Seguro negou o procedimento alegando que ele não consta no rol de Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Na decisão, proferida no começo deste mês, a juíza de direito da 5ª Vara Cível da Capital, Maria Valéria Lins Calheiros, determinou que o plano autorize o procedimento cirúrgico reparador para correção de mama hipertrófica tipo gigantomastia dos seios, bem como a correção de assimetria mamária e qualquer outra medida indispensável à manutenção da saúde da adolescente no prazo de 72 horas.
A magistrada fixou aplicação de multa diária no valor de R$ 500 em caso de descumprimento da ordem judicial.
Há cerca de dois anos, a adolescente, que é cliente do plano e não possui nenhum tipo de carência, começou a se queixar de fortes dores nas costas e do constante aparecimento de tumores entre os seios, os quais estouravam e inflamavam constantemente.
Após buscar ajuda de especialistas ofertados pelo plano, a moça realizou alguns tratamentos que não surtiram efeito, fato que levou médicos especialistas em ortopedia, dermatologia, cirurgia plástica a indicarem a cirurgia. Além da indicação médica, um laudo psicológico recomendava a cirurgia, pois, a situação tem prejudicado a autoestima e convívio social da jovem que se transformou em um alvo para bullying na escola.
Mesmo com as diversas indicações, o plano Sul América negou a liberação da cirurgia alegando que os laudos não comprovavam a necessidade médica do procedimento que seria estético e não constava no Rol de Eventos em Saúde ANS. Na petição inicial, a defensora pública do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública de Alagoas (NUDECON), Norma Negrão, apresentou argumentos médicos e uma larga jurisprudência que demonstra que o caso é de medicina terapêutica e não de medicina estética.
“O posicionamento da empresa é totalmente abusivo, visto que, ao não autorizar o procedimento requerido, está afrontando diretamente o direito à saúde e à vida da assistida. O procedimento requerido pelos médicos tem por finalidade preservar a boa saúde da paciente, de sorte que é indispensável e necessário ao restabelecimento de sua saúde, não podendo ser inviabilizado nem tampouco objeto de limitação contratual, por restringir direitos e obrigações fundamentais inerentes à natureza e conteúdo do contrato. Não cabe ao plano de saúde se imiscuir na prescrição médica e negar cobertura ao procedimento prescrito, sob a justificativa que tal procedimento está fora da cobertura do plano aderido pela autora” explicou a defensora.
Em sua decisão, a magistrada afirma que “Quem contrata um plano de saúde privado, portanto, busca a segurança de que terá ao seu dispor, assim que precisar, tudo o que necessita para restabelecer seu estado normal de saúde, ou pelo menos atenuar seu sofrimento, sem ter que recorrer ao deficitário serviço público de saúde. Com efeito, o fato do plano negar a cobertura ao procedimento cirúrgico solicitado pelo profissional médico que acompanha a Autora frustra as legítimas expectativas depositadas pela mesma no plano, sobretudo se considerado o caráter de ordem pública de que se revestem as normas que regem os planos de saúde”, pontua.
Veja também
Últimas notícias
MPF busca consenso para garantir áreas tradicionais de pesca em Porto de Pedras
Ziane Costa inaugura reforma e ampliação da EMEB Dr. José Correia Filho
[Vídeo] Morador pode ser punido por alimentar gatos em condomínio? Entenda
Junina Canarraiá é campeã do II Festival de Quadrilhas de Arapiraca
MPAL garante regularização do comércio no Estádio Coracy da Mata Fonseca
Caminhão fica preso após calçamento ceder no bairro Baixão, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
