Cachaça alagoana é referência no mercado nacional

O dia Nacional da Cachaça é comemorado no dia 13 de setembro. A data foi escolhida para homenagear o dia em que a bebida foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil em 1661 e é definida atualmente, como um dos produtos culturais e de identidade brasileira. Seu reconhecimento é importante para a evolução do segmento, que vem crescendo e está em constante evolução no mercado.
Apreciada por muitos, desde os tempos da Coroa Portuguesa no Brasil – que pretendia substituir a bebida pela bagaceira, aguardente típica de Portugal – a cachaça se tornou tradição no país e tem como base principal a cana-de-açúcar.
A alagoana Caraçuipe não podia ficar de fora da comemoração. Atualmente é uma das bebidas destiladas mais conceituadas do país e coloca o estado de Alagoas entre os melhores produtores de cachaça de alambique, além de marcar presença na gastronomia. Muito mais que produzir, o engenho resgata a tradição e preserva a memória da família Coutinho.
“Para a família é um grande privilégio ser produtor de cachaça há quase um século, passando por diversas fazer e poder vivenciar esse período de valorização do produto é muito bom”, disse Renato Coutinho, dono da produtora.
Vencedora de vários prêmios a pinga, como é carinhosamente chamada no Nordeste, possui 10 títulos de premiações em grandes concursos de destilados no Brasil e no mundo. Um deles é o “Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil”, onde já possui seis títulos ao total, sendo três só esse ano - medalha de ouro para a Caraçuipe Ouro pela segunda vez e duas medalhas de prata para a Caraçuipe Prata e para a Escorrega Tradicional – esse resultado confirma a qualidade do trabalho da produtora RC Industria e Comércio.
“Alagoas vem se destacando a nível nacional na produção de cachaça Premium, ganhando destaque em todo o segmento. Isso é muito importante para o estado, na geração de receita, emprego e renda, além do orgulho de ter produtos premiados nacionalmente e mundialmente”, concluiu o empresário. O engenho Caraçuipe fica localizado no município de Campo Alegre – AL, busca uma melhoria continua nos processos de fabricação e satisfazendo as necessidades dos seus clientes, além de tornar possível a visita de pessoas ao engenho, para que elas possam conhecer todo o processo de produção e seu diferencial.
O agendamento pode ser feito através do [email protected], por telefone (82) 3375-9294 ou preenchendo o formulário no site: https://www.engenhocaracuipe.com.br/centro-de-visitacao/.
Veja também
Últimas notícias

Estado de Alagoas registra, junto com RJ, o menor crescimento populacional do país

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
