Cachaça alagoana é referência no mercado nacional

O dia Nacional da Cachaça é comemorado no dia 13 de setembro. A data foi escolhida para homenagear o dia em que a bebida foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil em 1661 e é definida atualmente, como um dos produtos culturais e de identidade brasileira. Seu reconhecimento é importante para a evolução do segmento, que vem crescendo e está em constante evolução no mercado.
Apreciada por muitos, desde os tempos da Coroa Portuguesa no Brasil – que pretendia substituir a bebida pela bagaceira, aguardente típica de Portugal – a cachaça se tornou tradição no país e tem como base principal a cana-de-açúcar.
A alagoana Caraçuipe não podia ficar de fora da comemoração. Atualmente é uma das bebidas destiladas mais conceituadas do país e coloca o estado de Alagoas entre os melhores produtores de cachaça de alambique, além de marcar presença na gastronomia. Muito mais que produzir, o engenho resgata a tradição e preserva a memória da família Coutinho.
“Para a família é um grande privilégio ser produtor de cachaça há quase um século, passando por diversas fazer e poder vivenciar esse período de valorização do produto é muito bom”, disse Renato Coutinho, dono da produtora.
Vencedora de vários prêmios a pinga, como é carinhosamente chamada no Nordeste, possui 10 títulos de premiações em grandes concursos de destilados no Brasil e no mundo. Um deles é o “Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil”, onde já possui seis títulos ao total, sendo três só esse ano - medalha de ouro para a Caraçuipe Ouro pela segunda vez e duas medalhas de prata para a Caraçuipe Prata e para a Escorrega Tradicional – esse resultado confirma a qualidade do trabalho da produtora RC Industria e Comércio.
“Alagoas vem se destacando a nível nacional na produção de cachaça Premium, ganhando destaque em todo o segmento. Isso é muito importante para o estado, na geração de receita, emprego e renda, além do orgulho de ter produtos premiados nacionalmente e mundialmente”, concluiu o empresário. O engenho Caraçuipe fica localizado no município de Campo Alegre – AL, busca uma melhoria continua nos processos de fabricação e satisfazendo as necessidades dos seus clientes, além de tornar possível a visita de pessoas ao engenho, para que elas possam conhecer todo o processo de produção e seu diferencial.
O agendamento pode ser feito através do [email protected], por telefone (82) 3375-9294 ou preenchendo o formulário no site: https://www.engenhocaracuipe.com.br/centro-de-visitacao/.
Veja também
Últimas notícias

1ª Corrida da Inclusão: prefeitura realiza ação esportiva para pessoas com deficiência em Girau do Ponciano

Especialistas do Hospital Dr. Ib Gatto atuam para prevenir úlceras por pressão em pacientes

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos

Prefeita conquista implantação de Posto de Atendimento da Receita Federal em Novo Lino

Capítulo bíblico estampa embalagens de 900 kg de maconha apreendidas em São Sebastião

Interarte promete agitar cena cultural em Maragogi nesta quarta (24)
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
