Maceió Rosa realiza mutirão de saúde da mulher neste sábado (20)
A campanha Maceió Rosa promove, neste sábado (20), o mutirão de saúde da mulher. A programação acontece das 8h às 12h em 56 unidades de saúde de Maceió e vai oferecer serviços voltados à prevenção do câncer de mama, além de outros cuidados com a mulher. As maceioenses terão acesso a ações educativas, testes rápidos de saúde e encaminhamentos para exames.
A ação será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A gente pede que as mulheres compareçam e participem da programação, porque é muito importante para a prevenção de doenças e principalmente do câncer de mama. O mutirão permite que as pessoas que não podem comparecer as unidades de saúde durante a semana, possam ir no sábado”, reforça o prefeito Rui Palmeira.
O gestor também lembra que as mulheres maceioenses, que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia. Com a solicitação em mãos, elas serão encaminhadas para as clínicas contratadas pela SMS para realizarem os exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Maceió Rosa foi criado em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa com um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.
“O dia do mutirão é muito aguardado por nós que fazemos parte da campanha Maceió Rosa, pois sabemos que o número de atendimentos dobra significativamente neste dia, principalmente por ser final de semana e por ser um dia em que as unidades de saúde se dedicam integralmente a atender as mulheres”, pontua a primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, que coordena a campanha.
Confira aqui as unidades de saúde que participam do mutirão de saúde neste sábado, com sua respectiva programação.
Últimas notícias
Uncisal será expandida e ofertará curso de Medicina em Delmiro Gouveia
DEA é acionado para resgatar vítimas de acidente na BR 101, em Joaquim Gomes
Justiça mantém prisão de policial penal suspeito de matar empresária alagoana
[Vídeo] DMTT anuncia mudança em famoso cruzamento no Jacintinho a partir de domingo (29)
SMTT implanta mudanças no trânsito e instala novo semáforo em Arapiraca
[Vídeo] Motorista flagra lixo sendo transportado de forma irregular na AL-115
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
