Paciente morre após erro de robô durante cirurgia cardíaca
Uma cirurgia cardíaca realizada no Freeman Hospital (Newcastle, Inglaterra) terminou em morte por causa de um erro cometido por um robô.
A operação foi realizada em 2015, mas só agora o caso está sendo investigado pelo Sistema Público de Saúde (NHS) e pela polícia. Stephen Pettitt, de 69 anos, sofreu falência múltipla dos órgãos após fracassado procedimento para substitução da válvula mitral.
No meio da cirurgia, o septo interatrial (parede muscular da porção superior do coração) foi perfurado acidentalmente, provocando hemorragia. Cirurgiões tiveram que abrir o tórax do paciente de emergência, mas não obtiveram êxito.
Sukumaran Nair, chefe da equipe admitiu que deveria ter feito mais testes com o robô antes de utilizá-lo em uma cirurgia tão delicada, de acordo com reportagem do "Telegraph". Os sistema robotizado conhecido como Da Vinci foi desenvolvido para participar de cirurgias de precisão, menos invasivas, proporcionando segurança e recuperação mais rápida no pós-operatório.
Paul Renforth, coordenador de robótica do Freeman Hospital, que estava presente na cirurgia, comentou que o "clima estava bastante tenso" durante o procedimento.
O NHS tem 60 robôs que participam de diversos tipos de cirurgia. O resultado é considerado satisfatório.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas na AL-110 em Arapiraca
Estado realiza investimento na assistência materna e infantil de Marechal Deodoro
Helicópteros colidem no ar e deixam seis mortos no Rio de Janeiro
Hoje é dia de forró e cultura popular na programação do São João Raiz de Maceió
São João de Arapiraca inicia neste domingo e leva arraiás comunitários para bairros e zona rural
Pilastra de residência desaba e mata duas crianças em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
