Incêndio destrói área de Mata Atlântica e criação de abelhas em Murici
O fogo matou quase um milhão de abelhas, os prejuízos chegam a R$ 12mil
Um incêndio destruiu parte de uma reserva de Mata Atlântica em Murici, na Zona da Mata de Alagoas. O fogo também atingiu uma criação de abelhas e deve prejudicar a produção de mel da região.
As chamas atingiram uma área de floresta onde existe a criação de abelhas com 28 colmeias. Os apilcutores contaram que o fogo matou quase um milhão de abelhas. Eles disseram que os prejuízos chegam a R$ 12mil. Testemunhas relatam que o fogo começou na manhã da última segunda-feira (5) e só foi controlado à noite.
A suspeita dos criadores de abelhas é de que o incêndio tenha começado com a queimada de um canavial que fica bem perto da mata. Eles disseram que tentaram ligar para o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para denunciar o caso, mas que não conseguiram. Nennhum órgão ambiental esteve no local para avaliar os danos causados à natureza pelo incêndio.
O IMA diz que não recebeu denúncias formais, mas que equipes do instituto identificaram cinco possíveis focos de fogo na região e que as imagens de satélite mostraram que os focos estão dentro da área de preservação ambiental de Murici, e disse também que os técnicos estão avaliando se todos os focos estão localizados em área de plantio de cana para que sejam tomadas as devidas providências.
O IMA informou ainda que qualquer pessoa pode denunciar esse tipo de crime pelo número (82) 9 8833-9401.